Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Capas dos discos
Capas dos discos Capas dos discos

Ouça o programa completo:

O disco “Afinidades” de Fábio Peron tem nove composições, sendo sete do próprio bandolinista. Vindo de família de músicos (o pai é o violonista Ítalo Peron), Fábio é formado pela Faculdade Santa Marcelina. Já se apresentou com André Mehmari, Amilton Godoy, Arismar do Espírito Santo e outros músicos da capital paulista. No repertório do programa tem “Samba Brasil”, “Afinidades” e “A turma”, as três de sua autoria.

A carreira instrumental de Hamilton de Holanda é muito produtiva. Ele tem mais de trinta discos lançados, um deles com acompanhamento da Orquestra do Estado de Mato Grosso, regida por Leandro Carvalho. Disco focado na criança, como na “Suíte Alegria”, escrita para orquestra e bandolim de 10 cordas pelo próprio músico. São três movimentos apresentados na íntegra, “Corre corre no parquinho”, “Dorme com os anjos” e “Vida, alegria e esperança”.

O violonista Plínio Fernandes é um dos novos nomes da música instrumental brasileira com destaque internacional. O disco “Saudade” chegou ao primeiro lugar em 2023 na parada clássica da revista Billboard, que ele classificou como "incrível, uma sensação muito bacana de saber que as pessoas estão escutando música brasileira mundo a fora, quer dizer, principalmente nos Estados Unidos”. O disco gravado em Londres teve arranjo de Sergio Assad. No repertório, clássicos brasileiros, entre eles “Assanhado” (Jacob do Bandolim), “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso) e “Samba do avião” (Tom Jobim).

As composições são de Alexandre Guerra. A interpretação do pianista Fernando Tomimura. Falamos do disco “Poemas para piano” que conta com sete obras de Alexandre inspiradas em pinturas do século XX, como as de Matisse, Monet, Picasso e Portinari. No repertório os poemas números 1, 3 e 14, interpretadas por Fernando que também é mestre de musicologia pela USP e regente, tendo participado de importantes produções musicais abrangendo o repertório da música barroca à música do século XXI.


Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Sábado, 17 de fevereiro de 2024, às 8 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, às 17 horas.
Cultura FM – Domingo, 18 de fevereiro de 2024, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber