Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

João Victor Cruz/Divulgação
João Victor Cruz/Divulgação Cruz, Castro e Meneses em sessão de gravação.

Ouça o Programa Completo:


Na interpretação de nomes do primeiro time de instrumentistas brasileiros – o pianista Ricardo Castro, o violoncelista Antonio Meneses e o violinista Claudio Cruz, o Selo SESC acaba de lançar um álbum duplo com os três trios de Heitor Villa-Lobos.

Villa escreveu seus trios com piano entre 1911 e 1918, num tempo em que ainda buscava se afirmar no cenário musical brasileiro, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, e sob forte influência da estética francesa.

Completa esse álbum de referência, o único Trio de cordas do compositor, datado de 1945. Aqui entra em cena o violista Gabriel Marin para interpretar a peça, escrita no período em que Villa passa a realizar viagens regulares aos Estados Unidos, início de seu reconhecimento internacional.

A gravação integral dos dois discos está disponível no SESC Digital e nas plataformas de streaming.

Esta edição de Supertônica, transmitida em 27 de março de 2021, conta com os depoimentos de Antonio Meneses e de Cláudio Cruz, idealizador do projeto.

O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.