Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Arrigo Barnabé

Ouça o programa completo:


Senhor de milhares de mundos eu sou
E reino já desde que o tempo nasceu
A noite e o dia em cíclicas vias se vão
Mas eu vejo o que o tempo teceu
Por todo o futuro viverei seguro
Pois alma não morre e a alma sou eu
(Do livro do yogue Ramacharaka, 14 lições de filosofia)

No ar desde março de 2004, Supertônica partiu de uma ideia de Arrigo Barnabé para a rádio Cultura FM. Da música clássica à música popular, a diluição de fronteiras, as artes visuais, o teatro e a literatura, além de outras áreas do pensamento, como a filosofia, a psicanálise e até mesmo a astrofísica, foram abordadas nas duas décadas de programas.

Ouça aqui a edição número 1 do programa:  


Em seu primeiro ano, o programa recebeu o prêmio APCA na categoria “revelação” no rádio. Numa primeira fase, Supertônica dividia-se entre entrevistas e quadros gravados junto a grupos e comunidades específicas da cidade de São Paulo, como os jogadores de xadrez ou os esgrimistas. Numa segunda etapa, o programa passou a focar nos entrevistados e seu universo musical. Também vieram as séries “Risco no disco”, em que um vinil era ouvido na íntegra junto a um convidado. Programas especiais foram realizados em parcerias, como por ocasião da 30ª Bienal de São Paulo. Durante a pandemia, o programa passou a adotar edições temáticas, além de entrevistas gravadas de forma remota.

Para celebrar os 20 anos no ar, Supertônica traz uma conversa inédita com André Abujamra, o entrevistado número um do programa. Em pauta: a passagem do tempo e as memórias dessas duas décadas. No ar em 23 de março de 2024.