Ouça o programa completo:
“Em O médico e o monstro, de Stevenson, dr. Jekyll se transforma em duas pessoas. A arte da colaboração literária é a de executar o milagre inverso: fazer com que dois sejam um”...
(Jorge Luis Borges)
O diálogo artístico se mescla com a história de uma profunda amizade. Quando se conheceram, no início da década de 1930, Adolfo Bioy Casares tinha dezessete anos, e Jorge Luis Borges, pouco mais de trinta. Borges conta que um dos principais acontecimentos de sua vida foi o início dessa relação. A partir de então, e por muito tempo, passaram a se encontrar quase que diariamente para discutir textos, inventar e aperfeiçoar personagens e tramas. Bioy escrevia e ambos debatiam o enredo, norteados por uma série de regras: oralidade triunfante, propostas alternadas, exigência mútua, direito permanente de veto, prioridade ao jogo e ao prazer. “Começamos a escrever”, diz Borges, “de um jeito que não se parecia nem a Bioy nem a Borges. Criamos entre os dois um terceiro personagem que só existe quando estamos conversando”.
Nesta edição transmitida em 09 de dezembro de 2023, Supertônica conta com a participação de Emilio Fraia, editor e escritor, por ocasião do lançamento da integral dos escritos entre parceiros “Bioy e Borges – Obra completa em Colaboração” (Cia das Letras, 2023).
O programa ainda reúne uma seleção de tangos dos anos 1920 compilados a partir de citações dos dois mestres da literatura latino-americana.
REDES SOCIAIS