Ouça o Programa Completo:
A Edição número 628 destas Improvisações da Quarentena continua apresentando um pequeno inventário da canção latino-americana. Esta série em 4 programas traz temas interioranos, ligados à terra ou ao trabalho no campo.
De acordo com o antropólogo argentino Néstor García Canclini, os países latino-americanos são atualmente resultado da sedimentação, justaposição e entrecruzamento de tradições indígenas (sobretudo nas áreas mesoamericana e andina), do hispanismo colonial católico e das ações políticas educativas e comunicacionais modernas.
Esta música rural no contexto das cidades – e da indústria fonográfica – além de integrar o movimento migratório do campo para os grandes centros urbanos, diz respeito a autoafirmações de identidades. Nesse contexto, podemos lembrar o caso das cuecas e das tonadas chilenas, a canción chicha e o huayno no Peru dos anos 60 ou a ranchera do México pré-revolução.
Neste programa, transmitido em agosto de 2021, o venezuelano Simón Diáz, a mexicana Chavela Vargas, Las Hermanas Parra (do Chile), Los Jairas (Bolívia), Luis Abanto Morales e Yma Sumac, do Peru, além do cubano Guillermo Portabales.
O programa Supertônica, com apresentação do Arrigo Barnabé, vai ao ar todo Sábado, às 23h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS