Ouça o programa completo:
Ele nasceu no Rio e, ainda criança, seguindo os passos da irmã mais velha, iniciou-se na musicalização infantil e no estudo de piano. Profissionalizou-se na Escola de Música de Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursou bacharelado e mestrado. Na Sorbonne, defendeu seu doutorado sobre a música de câmara de Henrique Oswald. Entre outros títulos, obteve o Artist Diploma do New England Conservatory, de Boston.
Eduardo Monteiro atuou como solista das principais orquestras do Brasil e de renomadas orquestras do exterior, incluindo as Filarmônicas de São Petersburgo, de Moscou, de Munique, de Bremen, as Sinfônicas de Novosibirsky e Nacional da Irlanda, a Orquestra de Câmara de Viena e a Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola. Entre os maestros com quem trabalhou, estão Yuri Temirkanov, Mariss Jansons, Arnold Katz, Emil Tabakov e Asher Fisch.
Nesta audição “Supertônica”, transmitida em 30 de março de 2025, Monteiro fala sobre sua experiência em participar de concursos, a música de Henrique Oswald e sua trajetória como professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é titular no Departamento de Música.
REDES SOCIAIS