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Antes de abraçar a música, ela foi colega de Arrigo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Adélia Issa cantou em coro, fez espetáculos que ampliavam o espectro do canto lírico, encenou óperas, foi solista em concertos e vem realizando uma extensa pesquisa de repertório, se especializando na canção de câmara brasileira e internacional.
Camargo Guarnieri foi o compositor mais próximo a Mário de Andrade. Neste álbum lançado em 2025 com apoio dos editais ProAC, Adélia Issa (soprano) e Araceli Chacon (piano), reúnem dois ciclos de canções sobre poemas extraídos do “Macunaíma”, de 1928, (4 peças) e os “12 Poemas da Negra”, publicados em “Remate de Males” (1930).
Repertório pouco conhecido e pouco executado, as canções de “Poemas da Negra” apresentam grande dificuldade técnica para o intérprete, também devido à complexidade dos poemas. Foram escritas entre as décadas de 30 e 70. Já os “4 Poemas de Macunaíma”, de 1931, trazem elementos da tradição popular, “adequando-se perfeitamente aos textos e aos personagens que os cantam em diferentes contextos do livro”, segundo aponta Adélia Issa em texto de apresentação do álbum.
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