Para estimular a imaginação na data em que se comemora o dia das crianças, uma ópera que apresenta a mistura perfeita entre realismo e fantasia, conduzindo o ouvinte por três histórias de amor e ilusão vividas pelo protagonista, o poeta Hoffmann.
Jacques Offenbach nasceu na Alemanha em 20 de junho de 1819 e morreu em Paris em 5 de outubro de 1880. Offenbach foi um dos mais famosos compositores de opereta de sua época, tendo escrito mais de uma centena de peças.
“Os Contos de Hoffmann” é chamada de ópera fantástica e é dividida em quatro atos. Seu libreto é de autoria de Jules Barbier e Michel Carré inspirado nos contos de Ernest Theodor Amadeus Hoffmann, poeta, desenhista e musicista, que viveu entre 1776 e 1822. Supõe-se que seus contos, de caráter fantástico, tenham influenciado Edgard Allan Poe e Jules Verne. Hoffmann também era compositor e adorava Mozart.
A gravação que vamos ouvir traz o tenor Plácido Domingo, no papel título de Hoffmann; a soprano Edita Gruberova interpreta a boneca Olympia, a jovem Antonia e Giulietta; a mezzo-soprano Claudia Eder é o companheiro de Hoffmann, Nicklausse, e a musa da poesia; o barítono Andreas Schmidt, é Lindorf (o conselheiro de Nuremberg); o barítono Gabriel Bacquier é o cientista Coppelius; o baixo-barítono James Morris, é o médio Miracle; o baixo barítono Justino Díaz é Dapertutto, o feiticeiro; e a mezzo-soprano Christa Ludwig é a voz da mãe de Antônia. O Coro da Rádio France e a Orquestra Nacional da França estão sob a regência de Seiji Ozawa.
Neste domingo, 12 de outubro, às 3 horas da tarde pela Rádio Cultura FM, - 103,3 MHz, ou pelo aplicativo Cultura Play. Roteiro e apresentação de Chico Carvalho.
REDES SOCIAIS