Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Yasuko Kageyama
Foto: Yasuko Kageyama “O Anjo de Fogo”

Ópera em cinco atos e sete quadros, “O Anjo de Fogo” tem libreto do compositor, baseado no romance de mesmo nome de Valery Bryusoff (publicado na Rússia em 1907). Prokofieff trabalhou em “O Anjo de Fogo” entre 1920 e 1926, quando ainda estava nos Estados Unidos. Em 1926, a ópera foi aceita pelo maestro Bruno Walter para uma encenação em Berlim, mas não chegou a ser montada. Três anos depois, Koussevizky regeu um interlúdio e a cena de Agrippa, em um concerto em Paris, mas “O Anjo de Fogo” só estreou em versão de concerto, no Théâtre des Champs Elisées, em Paris, em novembro de 1954, um ano após a morte do compositor. A estreia da ópera encenada aconteceu no Teatro La Fenice, de Veneza, 15 de setembro de 1955.

A história tem recortes sombrios com timbres expressionistas. Renata é uma jovem atormentada que desde a infância afirma ser apaixonada por um "anjo de fogo" chamado Madiel. Na idade adulta, ela confunde o Conde Heinrich com a forma humana desse anjo, mas é abandonada por ele.

A gravação que vamos ouvir traz a soprano americana Nadine Secunde, no papel de Renata; o barítono alemão Siegfried Lorenz, como Ruprecht; o tenor australiano Heinz Zednik, como o filósofo Agrippa von Nettesheim; a mezzo-soprano alemã Rosemarie Lang, como a dona do albergue; o baixo-barítono galês Bryn Terfel, como Mathias Wissmann, um amigo de Ruprecht; e o baixo alemão Kurt Moll, no papel do Inquisidor. Grupo Vocal de Gösta Ohlin, Coro de Câmara Pro Musica e Orquestra Sinfônica de Gothenburg, sob a regência de Neeme Järvi.


Serviço
Teatro de Ópera
Domingo, 13 de Setembro de 2026, às 15h00
Produção: Chico Carvalho
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha
Assistência de produção: Gustavo Bitencourt

Cultura FM
103,3 MHz
App: Cultura Play
www.cultura.fm.com.br