Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Com o avanço da vacinação no mundo e a reabertura gradual da fronteira de diversos países, o turismo internacional tem retomado as atividades progressivamente. Diante disso, parcela da população pôde voltar, ainda que considerando todas as medidas sanitárias, a organizar viagens e passeios idealizados antes da pandemia.

Entre as nações europeias, Alemanha, Bélgica, França e Portugal são alguns dos territórios que já permitem a entrada de visitantes brasileiros. Tais governos exigem a apresentação de um visto específico caso o período de permanência no território ultrapasse 90 dias. Acompanhe os itens a seguir e saiba o que é necessário para emitir o documento!

Veja imagens: Webstory: Como tirar visto europeu

Roteiro de menos de 90 dias

A praticidade de deslocamento pelo Velho Continente se dá sobretudo entre os países que pertencem ao Espaço Schengen. O acordo permite a livre circulação de pessoas de uma nação signatária à outra. Caso o objetivo da viagem seja turístico, com estadia inferior a 90 dias corridos ou intercalados, o visto não será necessário para transitar pela região.

Ao apresentar seu passaporte em um dos territórios, você receberá um carimbo, o qual autoriza sua entrada nas demais fronteiras. Além do passe, em geral, o viajante tem de apresentar os seguintes documentos à imigração: seguro viagem, comprovante de hospedagem ou carta-convite, comprovação financeira e passagem para o retorno.

Vale ressaltar que os governos que assinaram o acordo não são necessariamente os que integram a União Europeia, por isso verifique a lista dos países adeptos ao tratado antes de planejar seu itinerário. E, se um dos seus destinos for um território não pertencente ao acordo, verifique os documentos requisitados no controle de imigração.

ETIAS

A partir de 2022, as nações pertencentes ao Espaço Schengen passarão a cobrar uma licença daqueles que, hoje, não precisam ter o visto europeu, portanto dos visitantes em viagem turística ou de negócios. A aplicação do ETIAS (sigla em inglês para Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) poderá ser feita de forma online.

Para solicitar a permissão, o turista deverá preencher um formulário, com dados pessoais e informações relacionadas a segurança e saúde. Também serão exigidos um passaporte válido, um endereço de e-mail e um cartão de débito ou crédito, já que há uma taxa de inscrição para obter a autorização.

Viagem de mais de 90 dias

Caso o objetivo da sua viagem à Europa não for turismo e sua permanência extrapole 90 dias, é preciso emitir um visto. Cada país possui suas especificidades quanto aos documentos exigidos e ao processo necessário para adquirir a permissão. Entre os tipos de visto, há o de estudante e o de trabalho.

1 - Visto de Estudante

Alguns governos europeus requerem que os viajantes com intenção de estudar em seus territórios apresentem um visto especial. Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Alemanha são alguns dos países que cobram a autorização. A depender do tempo de estadia, a categoria do documento pode variar.

2 - Visto de Trabalho

Ainda que a aprovação não seja garantida, o processo para emitir o visto de trabalho pode ser menos complexo se o visitante já possuir uma oferta de emprego no país de destino. Para dar seguimento à solicitação, você deve cumprir com uma série de exigências, que incluem passaporte válido, seguro viagem e certidão de antecedentes criminais.