Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @catalunyaexperience
Reprodução/Instagram @catalunyaexperience

Barcelona é a maior metrópole do mar mediterrâneo, e também é a capital da Catalunha na Espanha. É o segundo município mais populoso do país, e é conhecida por respirar arte a cada esquina e ser um dos principais centros econômicos e comerciais da Europa.

Barcelona é a capital mais visitada da Espanha e tem vários tipos de atrações turísticas, que vão desde o Império Romano até os dias atuais. Conheça oito lugares que você não pode deixar de ir em Barcelona.

1. Sagrada Família

Considerado o principal ponto turístico de Barcelona, o templo católico chamado oficialmente de Templo Expiatório da Sagrada Família é a maior obra do modernismo catalão criada pelo artista Antoni Gaudí.

O ambicioso projeto se iniciou em 1882 e passou para as mãos de Gaudí em 1883, e o artista dedicou 40 anos da sua vida neste projeto até falecer. A igreja ainda está em construção, e sua previsão de entrega é somente para 2026.

A igreja contempla 18 torres, onde a torre central, correspondente a Jesus Cristo, tem 170 metros de altura, um metro a menos que o topo da colina de Montjuïc, também em Barcelona, já que Gaudí acreditava que a sua criação não deveria ultrapassar a obra de Deus. Vale lembrar que o artista está sepultado dentro da igreja.

2. Parc Güell

O Parc Güell é um parque urbano encomendado pelo conde Eusebi Güell. Sua construção durou de 1900 a 1914. E foi projetada por Gaudí, que inclusive, morou ali com sua família e seu pai em 1906 até o dia de sua morte.

No ano de 1963, a casa se transformou na Casa Museu Gaudí. O Parc Güell reflete a plenitude artística de Gaudí, totalmente alinhado com o local escolhido para sua construção, que era um parque natural.

3. Casa Batlló e La Pedrera (Casa Milà)

A Casa Batlló é um prédio modernista catalão também idealizado por Gaudí, localizado no Passeig de Gràcia, nº 43. Quem solicitou o projeto foi Josep Batlló I Casanovas, nome forte do governo de Barcelona. Josep Batlló tinha pedido a Gaudí para demolir o edifício, mas foi convencido pelo artista a fazer uma remodelação.

No fim da obra, Josep recebeu o patriarca Milà para uma visita. Milà tinha planos de construir um edifício particular na época quando se deparou com Gaudí. Então, Antoni Gaudí foi escolhido para a construção da Casa Milà, também conhecida como La Pedrera. O edifício fica em Passeig de Gràcia, no nº 92, próximo à Casa Batlló.

4. Museu Picasso

O museu é dedicado totalmente às obras de Pablo Picasso, pintor espanhol que nasceu em Málaga, embora tenha vivido durante muitos anos em Barcelona. O museu foi inaugurado em 1963 e traz mais de 4 mil obras do artista, principalmente do início da sua carreira.

As obras se dividem entre as fases do pintor, o que mostra com clareza a evolução pela qual o pintor passou em sua trajetória.

5. Palácio da Música Catalã

O espaço é perfeito para os apaixonados por música, projetado por Luís Domènech i Montaner. No estilo modernista, a construção ocorreu de 1905 a 1908, tendo como objetivo atender a orquestras e outros concertos instrumentais.

Atualmente, o palácio recebe visitas guiadas e também é usado para obras teatrais, atos culturais, além das apresentações músicas clássicas e populares. Em 1997, o palácio foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

6. Bairro Gótico

O Bairro Gótico, em catalão El Gòtic, pertence ao distrito de Ciutat Vella e leva o nome pelo estilo arquitetônico empregado na maioria das construções ali presentes. É o bairro mais antigo de Barcelona e suas origens remontam ao período da Idade Média, com várias ruínas da época ainda espalhadas pelo local. Este lugar também é conhecido por abrigar muitas festas que funcionam 24 horas por dia.

Veja imagens: Webstory: Oito lugares para conhecer em Barcelona 

7. Praia de La Barceloneta

Um dos bairros mais populares da cidade, com um peculiar formato triangular, La Barceloneta é um ambiente tranquilo, com porto, muita história e uma praia artificial, que acaba atraindo turistas e moradores. Essa praia foi remodelada para ser uma das principais áreas de ócio na época dos Jogos Olímpicos em 1992.

8. Camp Nou

Estádio de um dos maiores times do mundo, o Barcelona, foi inaugurado em 1957, com projeto do arquiteto Francesc Mitjans. O local tem a maior capacidade da Europa, com lotação de 99.354 pessoas, o que também o coloca como um dos maiores do mundo.

Além de poder assistir aos jogos do principal time da cidade, também é possível fazer um tour por todo o estádio com o Camp Nou Experience.