Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Cemal Emden
Foto: Cemal Emden

O Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta (FPA), acolhe a exposição “Le Corbusier - A arquitetura moderna declarada Patrimônio da Humanidade”, que será apresentada de 22 de julho a 25 de setembro.

Realizada pela Embaixada da Suíça no Brasil e o Consulado Geral da Suíça em São Paulo, em colaboração com a Fundação Le Corbusier e a Unesco, comemora seis anos da inscrição de 17 obras do arquiteto suiço no Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

Para José Roberto Maluf, presidente da FPA, essa é mais uma parceria de sucesso. “Estamos felizes em apresentar as obras de um arquiteto que se tornou uma das figuras mais importantes da arquitetura e um grande influenciador na formação da geração modernista de arquitetos brasileiros”, finaliza.

Leia também: Barack Obama e Chadwick Boseman são indicados pela primeira vez ao Emmy

Os painéis de tecidos da obra foram produzidos especialmente para a mostra que retrata temas transversais como: Le Corbusier e arquitetura moderna brasileira, Patrimônio Mundial da Humanidade numa perspectiva contemporânea, sustentabilidade, inovação e educação.

Para o Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, a programação apresenta a história de um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do século 20, e trata da importância da arquitetura moderna como patrimônio da humanidade e das influências recíprocas entre os grandes nomes da arquitetura suíça e brasileira até os dias de hoje.

Leia também: Spotify anuncia recurso de podcast com vídeo no Brasil

Com leitor QR do celular e um painel interativo em LED, o público poderá realizar uma visita virtual em 3D às maquetes de duas obras apresentadas na mostra – “Casa orla Lago Léman” e “Casa Savoye” – e também acessar sites como da Unesco, da Fundação Le Corbusier, entre outros, com informações complementares.

Depois de São Paulo, a exposição seguirá em itinerância por outras cidades brasileiras até 2023.

“Essa será uma ótima oportunidade para que todos possam conhecer o legado arquitetônico de Le Corbusier, cuja experimentação técnico-artística revolucionou a arquitetura no século 20”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

Conheça as obras:

Casa orla Lago Léman; Corseaux, Suíça - 1923; Casas La Roche-Jeanneret; Paris, França - 1923; Conjunto Residencial Frugès; Pessac, França - 1924; Casa Guiette; Antuérpia, Bélgica - 1926; Casas Weissenhofsiedlung; Stuttgart, Alemanha - 1927; Casa Savoye e Casa do Jardineiro; Poissy, França - 1928; Edifício Residencial Clarté; Genebra, Suíça - 1930; Edifício Residencial Molitor; Paris, França - 1931; Fábrica Claude e Duval; Saint-Dié-des-Vosges, França - 1946; Conjunto Residencial Marseille; Marselha, França - 1947; Casa Consultório Dr. Curutchet; La Plata, Argentina - 1949; Capela Notre-Dame du Haut; Ronchamp, França - 1950; Cabana Corbusier-Gallis; Roquebrune-Cap-Martin, França - 1951; Complexo Governamental; Chandigar, Índia - 1952; Convento La Tourette; Éveux, França - 1953; Centro Cultural de Firminy; Firminy, França - 1953; Museu Nacional de Arte Ocidental; Tóquio, Japão - 1955.

Serviço

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, nº 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo/SP. Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.

Horários: Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h.

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

Entrada gratuita: às sextas-feiras.