Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O Governo Federal autorizou, por meio da portaria nº 413 do Ministério da Saúde, a retomada da temporada de cruzeiros no país a partir de 7 de março. A decisão aconteceu a partir da tendência de queda nos casos e mortes por Covid-19.

Além da retomada, a portaria estabeleceu as diretrizes para a realização das viagens, como critérios para o cumprimento de quarentenas de 10 dias (em casos leves) a 20 dias (para viajantes com quadros mais graves) dentro das embarcações, em caso de passageiros que testem positivo ou negativo, mas estejam sintomáticos.

A pasta também orienta que as pessoas que realizarão cruzeiros façam isolamento voluntário de 14 dias após o retorno para casa.

Leia também: Festival de Cannes bane presença de delegações russas no evento deste ano

Atualmente, os navios brasileiros têm autorização para realizar 19 roteiros, que podem passar por oitos destinos no Brasil. Os portos de Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios já estão alinhados com as normas impostas pelo Governo Federal.

Confira quais são os pré-requisitos para a realização dos cruzeiros:

- Vacinação completa para hóspedes e tripulantes (imunizantes aprovados pela Anvisa);

- Testagem (PCR até três dias antes ou antígeno até um dia antes da viagem);

- Capacidade reduzida a bordo para facilitar o distanciamento social de 1,5 metro entre grupos e permitir a distribuição de cabines reservadas para isolar casos potenciais;

- Uso obrigatório de máscara;

- Preenchimento do formulário de saúde pessoal (DSV - Declaração de Saúde do Viajante);

- Ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes;

- Plano de contingência com equipe médica especialmente treinada e estrutura com recursos modernos para atendimento de hóspedes e tripulantes.

A temporada de cruzeiros tinha sido suspensa na primeira semana de janeiro pela Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros após surtos em navios entre o fim de 2021 e início de 2022. 

A retomada irá acontecer mesmo com a Anvisa recomendado a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros 2021/22.