Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Setembro Safira é uma campanha de conscientização do bom uso das lentes de contato, com o propósito de trazer sabedoria, conhecimento e educação para que não haja prejuízo ocular”. A fala é da Dra. Claudia Del Claro, oftalmologista especialista em lentes de contato que deu algumas dicas ao site da TV Cultura sobre o tema.

Benefícios

“As lentes de contato são excelentes recursos ópticos e ótimos alternativos ao uso dos óculos, pois possibilitam ao paciente mais qualidade de vida e conforto visual, além de oferecem muito mais liberdade visual por ampliarem o campo de visão”, explicou.

A Dra. Claudia também mencionou a autoestima. As lentes de contato são ideais para aqueles que não se sentem bem de óculos, sendo capazes de devolver autoconfiança ao usuário.

“Além disso, em casos de doenças como ceratocone e outras deformidades na córnea, as lentes são os únicos recursos ópticos capazes de oferecer boa qualidade de visão, desta forma, estes pacientes são totalmente dependentes destas para executar suas atividades do dia a dia”, completou.

Veja imagens: Webstory: Benefício do uso de lentes de contato

Cuidados

Segundo a oftalmologista, cerca de 80% dos usuários têm hábitos inadequados de uso com as lentes de contato, dentre eles não descartar as lentes dentro do prazo de validade, usar durante todo o período de vigília sem alternar com os óculos, molhar as lentes de contato com água de chuveiro, piscina ou mar, e dormir com as lentes.

Ela ressaltou que “as lentes exigem um cuidado e desinfecção diária com produtos adequados”.

Todos podem usar lentes de contato?

A Dra. Claudia reforçou que não são todas as pessoas que podem usar lentes. Existem contraindicações como: Casos de Síndrome do Olho Seco, em que a tendência é que o olho resseque ainda mais com as lentes, e alterações de superfície, como pinguécula e pterígio que atingem a córnea.

O uso de lentes de contato também não é recomendado para trabalhadores da construção civil ou outros setores semelhantes que envolvem o contato com muita poeira, aumentando o risco de infecção.