A preocupação com o envelhecimento precoce é um tema cada vez mais recorrente em diversas esferas, principalmente no que se refere a como esse processo atinge a pele. Por isso, muitas pessoas têm apostado em rotinas de skincare minimalistas para retardar essa mudança.
Para quem deseja tornar o processo mais lento, Luiz Romancini, dermatologista e CPO da Creamy, referência em autocuidado, tecnologia e inovação no setor de dermocosméticos, ressalta a importância de três passos no dia a dia: limpeza, hidratação e proteção solar.
A seguir, confira, em detalhes, a importância de cada um deles e como incorporá-los na rotina:
Limpeza
Higienizar a pele com limpadores adequados, tanto de dia quanto à noite, é o passo mais básico e indispensável. “Esta etapa é super importante, visto que remove impurezas, desobstrui poros e prepara o rosto para as próximas aplicações”, ressalta.
Veja imagens: Webstory: veja três passos de skincare que podem ajudar a retardar o envelhecimento da pele
Hidratação
A hidratação auxilia na manutenção da barreira cutânea, sendo essencial até mesmo para peles oleosas - nestes casos, os dermatologistas recomendam que os produtos usados tenham uma textura mais leve e de rápida absorção.
Além disso, se faz necessário estender o processo para além do skincare, com a ingestão de água ao longo do dia, colaborando para deixá-la mais macia e com maior elasticidade.
Proteção solar
Para o skincare diurno, o uso do protetor solar é imprescindível para quem busca retardar os sinais de envelhecimento, já que isso ajuda a criar uma barreira que bloqueia a radiação. “A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que seja aplicado o equivalente a uma colher de chá rasa, então, não precisa economizar na quantidade e cumpra essa etapa mesmo em dias nublados”, alerta Romancini.
Como o produto é para uso de rotina diurna, o especialista ressalta que, caso a pessoa queira realizar os três passos à noite, o melhor caminho é substituí-lo e escolher um anti-aging à base de retinoide. “Esse ativo promove a renovação celular, então é um dos mais eficazes quando o assunto é envelhecer lentamente”.
REDES SOCIAIS