Sob vigilância da guarda de prefeito de Manaus, Palácio Rio Branco é alvo de furtos
O prédio histórico pertence ao Governo do Amazonas, mas foi cedido à prefeitura para funcionamento do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
10/09/2024 09h05
Carol Veras - AGÊNCIA CENARIUM
MANAUS (AM) - Sob a vigilância da Guarda Municipal do prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), o Palácio Rio Branco, localizado no Centro da capital amazonense, passou a ser alvo de constantes furtos, conforme relatos feitos à CENARIUM por trabalhadores e moradores da área. O prédio histórico pertence ao Governo do Amazonas, mas foi cedido à prefeitura para funcionamento do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Recentemente, os funcionários do colegiado precisaram deixar a estrutura e ir para uma nova sede por conta da insegurança. A situação é relatada por um denunciante, que preferiu não se identificar. "Esses furtos já vêm acontecendo há tempos, a Polícia Militar já esteve aí", diz à reportagem. Apesar da saída dos funcionários municipais do local, o prédio ainda está sob a adminstração e responsabilidade do Executivo do município.
Há cerca de um mês, o Concultura passou a funcionar em frente ao mirante Lúcia Almeida, na avenida 7 de Setembro, na mesma área. "Não tivemos como ficar mais no prédio", afirmou um servidor que preferiu manter o anônimato.
O proprietário de uma venda confirma a informação do servidor: "Os ladrões conseguiram tirar eles [os funcionários] de lá". Ele também afirmou que a guarda municipal não age ativamente contra os invasores: "Nós não entendemos até hoje a função deles", comenta o empreendedor. O local foi gabinete da prefeitura na gestão de Arthur Neto (PSDB), enquanto o atual prefeito, David Almeida (Avante), exercia o cargo de governador interino, durante o ano de 2017.
Um morador vizinho à construção relatou que teve seu cabeamento furtado, pois as construções sem monitoramento são "porta de entrada para os ladrões". Outro trabalhador do local, afirmou que "a coisa já está nas condições do 'sem jeito'".
Em 2023, o prefeito afirmou, durante entrevista a uma rádio local, que a gestão transformaria o Palácio Rio Branco em um “grande museu”. Atualmente, o prédio segue desocupado e será devolvido ao Governo do Estado.
A CENARIUM entrou em contato com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e com a Prefeitura de Manaus e aguarda a resposta.
Guarda Municipal
Em outubro de 2023, o prefeito de Manaus anunciou um investimento no valor de R$ 10 milhões destinado à reestruturação e modernização da Guarda Municipal. Os recursos foram oriundos de emenda do senador Eduardo Braga, aliado político e apoiador da candidatura à reeleição de David Almeida.
À época, o chefe do Executivo municipal afirmou os valores faziam parte da reestruturação e valorização da pasta. “Esses investimentos irão equipar ainda mais a Guarda Municipal. Nós iremos comprar 22 novas viaturas, viaturas de porte grande da marca Mitsubishi, viaturas de patrulhamento da marca Toyota, Yaris", disse Almeida durante o anúncio.
O prefeito destacou, ainda, à época, a compra de armamento letal para uso dos guardas municipais. "Nós vamos comprar metralhadoras, escopetas, pistolas, vamos equipar a guarda com aquilo que há de melhor em armamentos", afirmou.
REDES SOCIAIS