Empreendedorismo feminino indígena garante 'Prêmio Sebrae' à CENARIUM
A cerimônia de premiação ocorreu na última terça-feira, 3, na sede do Sebrae Amazonas, localizada na avenida Leonardo Malcher, Centro de Manaus.
10/09/2024 09h09
Thais Matos - AGÊNCIA CENARIUM
MANAUS (AM) - Com a reportagem "Empreendedorismo Ancestral Impulsiona Renda de Mulheres Indígenas em Manaus", a CENARIUM conquistou o 3º lugar, na categoria "Jornalismo em Vídeo", na 11ª edição estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A cerimônia de premiação ocorreu na última terça-feira, 3, na sede do Sebrae Amazonas, localizada na avenida Leonardo Malcher, Centro de Manaus.
O veículo de imprensa, com sede em Manaus, e atuação nos Estados da Amazônia Legal, participou da premiação com uma matéria sobre o Ateliê Derequine, que promove o protagonismo de mulheres indígenas do Parque das Tribos, uma comunidade que abriga mais de mil famílias no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.
A reportagem é apresentada pela jornalista e coordenadora de redação da CENARIUM, Adrisa De Góes, e conta com imagens do cinegrafista e fotógrafo Luiz André Nascimento, edição de vídeo de Arthur Hayden e produção de Dana Lopes.
De acordo com a autora da reportagem, o trabalho destaca a ancestralidade por meio de grafismos e elementos extraídos da floresta, que são transformados em peças de roupas. "Eu escolhi falar do trabalho dessas empreendedoras indígenas porque, além delas fortaleceram a ancestralidade das etnias as quais pertencem, elas também fazem desse trabalho o sustento de muitas famílias", explicou.
No ano passado, a CENARIUM levou o 3º lugar na categoria fotojornalismo, com a série fotográfica “Lutheria social: escola ensina arte para comunidade da periferia de Manaus”, trabalho premiado do fotojornalista Ricardo Oliveira.
Sobre o prêmio
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é composto por três etapas: a primeira, de nível estadual, classifica os concorrentes para a fase regional, que define os finalistas da etapa nacional. Na etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, foram inscritos mais de 80 trabalhos somente no Amazonas, dos quais 36 foram validados conforme os critérios do regulamento nas categorias Texto, Áudio, Foto e Vídeo.
O concurso jornalístico instituído pelo Sebrae se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. Ao todo, o Sebrae recebeu 3.076 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo o Brasil.
REDES SOCIAIS