Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @garethbale
Reprodução/Instagram @garethbale

A Seleção Galesa de Futebol representa o País de Gales nas competições da FIFA. O selecionado da Europa não tem grandes conquistas na história do esporte, mas busca fazer uma grande campanha no Catar.

Leia mais: Copa do Mundo: Irã tenta abrir caminho para a segunda fase após eliminação em 2018

O País de Gales conquistou a última vaga do continente europeu para a Copa do Mundo, após vencer a Ucrânia por 1 a 0 em Cardiff.

Apesar de contar com o craque Ryan Giggs, do Manchester United, nos anos 90 e no início dos anos 2000, o país não conseguiu grandes feitos no esporte e só conseguiu disputar sua primeira Eurocopa em 2016.

Na competição europeia, os Galeses enfrentaram, na fase de grupos, a Eslováquia, a Inglaterra e a Rússia. Em um grupo que parecia complicado, os galeses se classificaram para as oitavas de final, em primeiro lugar do seu grupo.

Os galeses não se satisfizeram apenas com a passagem às oitavas e foram muito mais longe: nas oitavas, eliminaram a Irlanda do Norte com uma vitória por 1 a 0, e depois, venceram a Bélgica por 3 a 1.

A caminhada surpreendente do País de Gales até à semifinal, fez com que a imprensa do país chamasse a equipe de "a melhor seleção que o País de Gales já teve", e até afirmando que "o País de Gales nunca mais iria ter uma equipa com tanta qualidade como aquela".

A campanha galesa viria a acabar nas semifinais, com uma derrota por 2 a 0 frente ao futuro campeão Portugal.

Copa do Mundo

Após a recusa da Bélgica de disputar a repescagem para a Copa do Mundo de 1958, Galeses foi a escolhida da Europa, e conseguiu a vaga após vencer Israel.

Com isso, os galeses se classificaram para a sua primeira e até hoje única Copa do Mundo, curiosamente, o mundial de 58 foi o único que contou com as quatro seleções do Reino Unido.

Na competição, o País de Gales conseguiu o feito de eliminar a Hungria, então vice-campeã mundial.

Gales foi eliminado na quartas de final pelo Brasil por 1 a 0, se tornando a primeira seleção a tomar um gol em Copas do menino Pelé, então com apenas 17 anos.

Para o Catar, o País de Gales conta com um elenco um pouco envelhecido, o grande craque Gareth Bale, que conquistou muitos títulos pelo Real Madrid, já não vive um grande momento e atualmente está jogando no futebol dos Estados Unidos. Aaron Ramsey, outro experiente jogador que jogou no Arsenal, também não vive um grande momento mas surpreender no meio campo.

A seleção ainda conta com alguns jovens como os zagueiros Joe Rodon, que atua no Rennes, da França, e Benjamin Cabango, do Swansea City.

Calendário das partidas

- 21 de novembro: Estados Unidos x País de Gales (16h no horário de Brasília)

- 25 de novembro: País de Gales x Irã (7h no horário de Brasília)

- 29 de novembro: País de Gales x Inglaterra (16h no horário de Brasília)

Leia também: Copa do Mundo: Após vice na Eurocopa, Inglaterra vai à Copa do Mundo querendo trazer o “futebol pra casa”