A liberação do programa de Imposto de Renda 2023 (PGD) foi antecipada para esta quinta-feira (9), a partir das 9h. A informação da Receita Federal foi divulgada nesta quarta-feira (8). Anteriormente, os comunicados informavam que o programa estaria disponível somente a partir do dia 15 de março. A alteração da data veio com a justificativa do órgão de que a antecipação tem o propósito de facilitar o processo, já que tendo acesso às informações exigidas, o contribuinte vai poder se organizar e juntar a documentação necessária.
Outro ponto também apontado pela Receita é a de que o adiantamento evitará possíveis congestionamentos virtuais durante o download do programa.
De todo modo, funcionalidades específicas como informações pré-preenchidas, entrega e transmissão, só poderão ser utilizadas a partir do dia 15 de março.
Vale destacar que o envio da documentação tem prazo e deve ser enviado até o dia 31 de maio. Além da possibilidade de baixar o programa pelo site do governo, também é possível fazer preenchimento das informações pelo e-CAC, de forma online e sem necessidade de download, ou ainda por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets.
Leia mais: Wicked estreia em São Paulo com recorde de venda de ingressos
A ordem para o recebimento das restituições tem início com os grupos prioritários (acima de 80 anos; entre 60 e 79; deficientes físicos ou mentais ou com doenças graves e aqueles que a maior fonte de renda vem do magistério, consecutivamente). Na sequência, serão priorizados aqueles que utilizarem o modelo pré-preenchido ou que colocarem a opção de Pix como forma da restituição.
Leia mais: Tabata Amaral pedirá cassação de Nikolas por discurso transfóbico
REDES SOCIAIS