O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu ao Congresso do país que dê aos reguladores maior controle sobre o setor bancário, possibilitando a aplicação de multas, recuperação de fundos e banimento de funcionários dos bancos falidos. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (17) pela Casa Branca.
De acordo com o presidente norte-americano, a lei atual limita a autoridade do governo para responsabilizar os executivos. Ainda segundo a Casa Branca, Biden pediu ao Congresso que dê ao Fundo Federal Garantidor de Depósitos uma maior autoridade para recuperar a remuneração, a exemplo de bancos falidos como o Silicon Valley Bank (SVB) e o Signature Bank.
Leia também: Governo Lula estima desaceleração no PIB com crescimento de 1,61% para 2023
As falas de Biden vêm em meio à crise de confiança que atinge o setor bancário estadunidense. Além da falência declarada pelos dois bancos norte-americanos, o First Republic Bank, banco de médio porte da Califórnia, informou que pediu reforços aos credores após ver uma retirada em massa de recursos por parte dos seus clientes.
Segundo a mídia estadunidense, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a SEC (comissão de valores mobiliários) agora investigam o colapso do SVB. As investigações são feitas separadamente e ainda estão em fase preliminar, podendo não levar a acusações ou alegações de irregularidades.
REDES SOCIAIS