Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Daniel Dan\ Unsplash
Daniel Dan\ Unsplash

Com um novo ano chegando, nada melhor do que cuidar do seu dinheiro. Confira abaixo algumas dicas para melhorar o seu controle financeiro!

Seis dicas para organizar as finanças em 2024

1. Faça um diagnóstico financeiro

Para ampliar o seu controle financeiro e, consequentemente, os seus ganhos, é essencial que você faça um mapeamento do seu orçamento ou da sua família. Para isso, procure organizar as informações sobre as suas receitas, despesas, renda mensal e patrimônio acumulado.

2. Evite obter novas dívidas

Para você se organizar financeiramente de uma vez por todas, é necessário que você evite fazer novas dívidas. Sempre que precisar comprar algo (produto ou serviço), certifique se você tem renda suficiente para essa aquisição e procure fazer essas perguntas de direcionamento: “eu preciso dessa compra?”; “eu tenho renda para isso?”; “isso é urgente?”.

Caso essa aquisição não seja prioridade, busque evitar se endividar para comprá-la.

Além disso, organizar as despesas por categorias pode te ajudar a enxergar a importância de cada consumo e, assim, fugir do endividamento. Analise também quais são as despesas que você pode cortar do seu orçamento.

Veja imagens: Webstory: Seis dicas para organizar as finanças em 2024

3. Renegocie as dívidas já existentes

Para ter saúde financeira, é necessário que você não tenha dívidas altas acumuladas. Caso você possua, tente renegociar ou parcelar a dívida já existente.

4. Tente guardar parte do salário todos os meses

“Trabalho só para pagar conta”, essa é uma frase dita por muitos brasileiros. Para você conseguir sair desse ciclo, é necessário que você guarde mensalmente uma parte do seu salário, pois, com isso, ao longo do tempo você conseguirá ter dinheiro para lazer ou para comprar algo que você goste, por exemplo.

É recomendado que as pessoas guardem 10% dos seus rendimentos todos os meses. Caso essa não seja uma realidade para você, busque poupar aquilo que você consegue, pois o hábito é o mais importante.

5. Use o cartão crédito corretamente

Evite utilizar o cartão de crédito para compras pequenas e direcione ele para aquisições que precisam de maiores investimentos. Lembre-se que o crédito não é um dinheiro que é seu e, sim, é um empréstimo que precisa ser pago.

6- Aplicativos

Existem ótimos aplicativos no mercado que podem te auxiliar na organização financeira. Eles podem mostrar um panorama completo do seu orçamento, despesas, investimentos, gastos e podem te ajudar a tomar decisões financeiras mais inteligentes. Mobills, Minhas Economias e o Organizze são algumas das opções.