Educação

Estrangeiros que estudam na Rússia fazem vaquinha para conseguirem uma festa de formatura

O estudante que teve a ideia é o brasileiro Vinícius Amaral, de 24 anos, que deixou seu país de origem em 2017 para estudar na faculdade russa


26/02/2023 15h40

Um grupo de estrangeiros que estudam medicina na Universidade Médica Estatal de Kursk, na Rússia, fizeram uma vaquinha on-line para conseguir uma festa de formatura.

O estudante que teve a ideia é o brasileiro Vinícius Amaral, de 24 anos, que deixou seu país de origem em 2017 para estudar na faculdade russa.

“Após fazermos a contabilidade de quanto conseguiríamos doar por mês para conseguir realizar a formatura, vi que o dinheiro não daria. Então, precisávamos de ideias para ajudar a arrecadar dinheiro, porque devido à guerra (da Rússia contra a Ucrânia) tudo ficou muito mais caro e mais difícil de arrumar”, explica o paulista.

Para a realização da formatura, a turma tem o objetivo de arrecadar cerca de R$ 10 mil (equivalente a pouco mais de 145 mil rublos russos na cotação atual). Até o momento, eles contam com pouco mais de R$ 900 com as doações.

Leia mais: Rita Lee está "bem" e "se recuperando", diz marido da cantora

Esposa de Daniel Alves, preso após ser acusado de estupro, se compara a Shakira

“Tivemos que fazer a vaquinha porque os custos seriam muito altos para alguns. O sonho de todos que se formam é poder fazer algo memorável, porque se formar em uma universidade não é algo fácil. Então gostaríamos de terminar de uma forma feliz para todos”, conta o jovem. Ele e seus colegas de classe se formam em junho deste ano.

Vinícius também fala sobre a situação atual em que os cidadãos russos se encontram: “Após o início da guerra, inúmeras sanções foram criadas, o que dificultou muito a nossa vida aqui em tudo. Praticamente todas as marcas que conhecíamos saíram do país. Tivemos que aprender coisas novas para substituir o que saiu”.

Mandar dinheiro para a Rússia fica cada vez fica mais difícil devido à inconstância da moeda e à ausência de meios de transferência de dinheiro (...) Saber das notícias ou ter acesso a qualquer coisa está muito difícil, porque todos os sites pararam de funcionar aqui, até mesmo os que usamos para estudar”, completa o brasileiro.

Após se formar, Vinícius deseja retornar ao Brasil para se especializar e se inserir no mercado de trabalho.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família