Censo escolar: 27% das escolas no Brasil não têm adaptação de acessibilidade
Apesar do aumento nas matriculas de crianças com deficiência, muitas instituições de ensino não oferecem a devida estrutura para os estudantes
19/06/2023 16h03
Apesar da inclusão de crianças com deficiência em escolas em todo Brasil ser um direito garantido na Constituição, 27% das instituições não possuem prédios adaptados e nem funcionários treinados para esse alunos. Os dados são do Censo Escolar 2022, realizado pelo Ministério da Educação.
Segundo os dados, são quase 48 mil escolas sem os itens básicos de acessibilidade, que são obrigatórios em qualquer local aberto ao público.
“Precisamos de recursos financeiros, formação e oportunidade pra formação de professores. Gestão escolar não é simples. Acessibilidade e inclusa, a gente precisa perceber que não é um favor, nem um privilégio. Quando se trata desse tema nas escolas, estamos falando de direitos humanos”, explica Leonardo Santos Amancio, professor de educação especial da UFSCar.
Leia também: Prelúdio: concurso da TV Cultura que revelou grandes talentos da música clássica recebe inscrições
Infraestrutura não é importante apenas para crianças com deficiência. Possui um impacto muito positivo para os outros alunos. Segundo Cláudia Xavier, que é diretora de escola, todo esse investimento faz as pessoas terem uma visão sobre esse assunto desde cedo.
“Aprendem a lidar com o diferente. Aprendem a olhar para aquele que não tem as mesmas as condições. Aprendem a olhar para o outro”, afirma.
Entre as estruturas que as escolas devem ter, estão elevadores e rampas de acesso para cadeirantes em todos os ambientes, como salas, banheiros, quadras e áreas de recreação, piso tátil para orientação de cegos, e acompanhamento pedagógico para quem precisar.
Leia também: Ex-aluno invade escola armado e assassina estudante em Cambé (PR)
REDES SOCIAIS