Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O período de inscrições para o Vestibular 2024 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acabará nesta quarta-feira (6), às 17h.

Para participar, o candidato deve preencher um formulário no site da comissão organizadora (Comvest) e pagar uma taxa de R$ 192 até sexta-feira (8), caso não seja isento.

Inicialmente, a universidade previa finalizar o prazo em 31 de agosto, mas o ampliou em uma semana.

Nesta edição, mais de 2.500 vagas em 69 cursos de graduação são ofertadas. A Unicamp prevê de 60 mil a 65 mil estudantes inscritos, ao mencionar expectativa para "estabilidade ou pequeno aumento" no comparativo com os 61 mil contabilizados no exame anterior.

Leia também: Feriado deve ocasionar quase 3 milhões de veículos nas estradas paulistas

Quase 10 mil isenções de taxa foram contabilizadas neste vestibular, o segundo maior número desde que o programa foi criado em 2000. O maior foi de 11.810 na edição 2021 do processo seletivo.

A primeira fase será realizada em 29 de outubro, com 72 questões de múltipla escolha e prova com duração de até quatro horas. Já a segunda etapa está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro.

Na primeira parte, a avaliação é comum para todos os estudantes chamados e tem a seguinte estrutura: redação, além de questões dissertativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, e interdisciplinares em língua inglesa. No dia seguinte, o exame terá perguntas dissertativas para todos os convocados nas disciplinas de matemática, interdisciplinar de ciências humanas, e interdisciplinar de ciências da natureza.

Leia também: Defesa Civil do RS mantém dois alertas para possíveis inundações de rios

Também serão realizadas provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso: área de ciências biológicas/saúde (biologia e química), ciências exatas/tecnológicas (física e química), e ciências humanas/artes: (geografia e história, incluindo filosofia/sociologia).

As provas de habilidades específicas serão em 7 e 9 de dezembro, com a primeira chamada prevista para o mês de janeiro.