Enem 2023: veja em quais casos é possível pedir a reaplicação da prova e como fazer
Mais de 25% dos candidatos que se inscreveram para o exame faltaram nesse domingo (5)
06/11/2023 11h07
28,1% dos candidatos que se inscreveram para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faltaram nesse domingo (5). A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estudantes que não conseguiram fazer o exame podem pedir a reaplicação caso tenham sido afetados por alguns problemas no dia. A solicitação poderá ser feita de 13 a 17 de novembro, com a ‘segunda chamada’ em 12 e 13 de dezembro.
O edital do Enem 2023 prevê como justificativas os “desastres naturais que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante, ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas citadas”.
As doenças são:
Tuberculose;
Coqueluche;
Difteria;
Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
Doença meningocócica e outras meningites;
Varíola;
Varíola dos macacos (monkeypox, mpox);
Influenza humana A e B;
Poliomielite por poliovírus selvagem;
Sarampo;
Rubéola;
Varicela; e
Covid-19.
Segundo o Inep, no momento da solicitação, deverá ser inserido um documento legível que comprove a doença. Na documentação, devem constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
A seguir, saiba como pedir a reaplicação:
O candidato deve acessar o site do Inep e fazer o login com os dados solicitados;
Na sequência, haverá um campo específico, em que é possível solicitar a reaplicação da prova;
Após o envio da solicitação, um protocolo será gerado e será enviado para análise individual;
Caso seja aprovado, o aluno receberá a informação de que a prova será aplicada nos locais indicados.
Aqueles que fariam a prova em locais a mais de 30 km de suas casas também terão o direito de participar da avaliação em outra data. O pedido também deve ser feito em uma aba específica do site.
REDES SOCIAIS