Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Flickr Flávio Florido - EducaçãoSPHora
Reprodução | Flickr Flávio Florido - EducaçãoSPHora

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou em nota nesta sexta-feira (17) mudanças que serão implementadas no Ensino Médio a partir de 2024. As alterações foram realizadas em resposta à demanda de estudantes e professores.

Entre as modificações, a Seduc-SP vai ampliar o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa e matemática em 60% e 70%, respectivamente. Além disso, serão incluídas aulas de geografia, história e física na 3ª série do Ensino Médio, com duas aulas na semana para cada disciplina. 

Outra novidade prevista para o próximo ano letivo é a inclusão de aulas de educação financeira para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

“A proposta é de que as aulas de educação financeira sejam ministradas de forma a atrelar ensino-aprendizagem com a realidade de cada aluno, de cada comunidade escolar. Por aqui, estamos estabelecendo um processo que não se limite a ensinar um estudante a aplicar o seu dinheiro, mas também a não se endividar. Temos excelentes iniciativas de escolas que, antes mesmo de inserirmos a educação financeira, já tem modificado a relação de suas comunidades com o tema”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

Por fim, o Governo de São Paulo também vai simplificar a oferta de itinerários formativos, diminuindo de 12 para três o número de opções disponibilizadas.

Leia mais: Enem 2023: prazo para solicitar reaplicação das provas é estendido até segunda-feira (20)


Aumento na carga horária de português e matemática

Para o aprendizado de língua portuguesa, a carga horária será alterada da seguinte forma:

• Na 3ª série, será ampliada de duas para três aulas de língua portuguesa e outras duas de redação e leitura;
• Na 2ª série, além das três aulas semanais, os estudantes terão outras duas aulas de redação e leitura;
• Na 1ª série do Ensino Médio, atualmente são cinco aulas semanais destinadas a essas disciplinas. A partir de 2024, serão seis aulas semanais, contando com quatro específicas de língua portuguesa e duas de redação e leitura.

Para o aprendizado de matemática, a carga horária será ampliada da seguinte maneira:

• Na 3ª série, os estudantes passam a ter três aulas de matemática e outras duas aulas de educação financeira;
• Na 2ª série, serão mantidas as atuais três aulas, mais duas aulas de educação financeira;
• Na 1ª série do Ensino Médio, serão cinco aulas de matemática e duas de educação financeira.

Leia também: Curso extracurricular: saiba onde encontrar