Prouni 2024: Ministério da Educação prorroga prazo de inscrição até sexta-feira (2)
Decisão ocorre após o sistema apresentar problemas técnicos; veja como participar do processo seletivo
01/02/2024 10h14
O Ministério da Educação prorrogou o período de inscrição para o processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) até às 23h59 desta sexta-feira (2).
A decisão ocorre após o sistema apresentar instabilidade e problemas técnicos. A divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 também foram afetados.
O processo deve ser realizado pelo site, com utilização do login gov.br, com CPF e senha. Para participar, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou 2023, ter obtido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.
Também é necessário atender a um dos pontos abaixo:
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;
Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Leia também: Preço médio da casa própria sobe 5,19% em 12 meses no Brasil
O resultado da primeira chamada será divulgado em 6 de fevereiro, enquanto o da segunda no dia 27. A manifestação de interesse na lista de espera deve ser feita entre 14 e 15 de março, enquanto o resultado sai no dia 18.
O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.
Como funciona?
O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso. Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.
Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial deles. Se quiser, pode mudar as escolhas, mas a última opção marcada antes do fim do período de inscrição é a que valerá.
Se estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas ao final do prazo de inscrição, constará como pré-selecionado, o que não o torna “dono da vaga”, mas indica que ela pode ser dele caso cumpra com as últimas etapas de seleção.
Leia também: Mega-Sena pode pagar até R$ 83 milhões no sorteio desta quinta-feira (1º)
REDES SOCIAIS