Educação

Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo é celebrado nesta terça-feira (2)

O Autismo afeta uma a cada 100 crianças no mundo, de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS)


02/04/2024 16h10

Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é celebrado neste dia 2 de abril. A data foi criada em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de divulgar informações a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é um distúrbio no neurodesenvolvimento humano caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo apresentar um padrão de comportamentos repetitivos e interesses restritos em certas atividades.

A identificação de atrasos no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidas cedo, ainda na primeira infância. Mas podem ser observadas em diferentes faixas etárias, variando de uma criança para outra, assim como os graus em que o autismo pode ser apresentado. A identificação e o encaminhamento para a intervenção comportamental e o auxílio educacional, podem levar a melhores resultados a longo prazo.

No Brasil, a Lei Berenice Piana, que define a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, foi criada em 2012 com o objetivo de garantir aos autistas um diagnóstico precoce, tratamento adequado, medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: 5ª edição dos “Encontros Históricos” traz a Sala São Paulo oito concertos com artistas da MPB

Em 2020, a Lei Romeo Mion criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Criptea), um documento que pode ser emitido gratuitamente por aqueles com diagnóstico de autismo e garante prioridade de atendimento, acesso a serviços públicos e privados, educação e assistência social.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido