Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Julio Cesar Bazanini/USP Imagens
Foto: Julio Cesar Bazanini/USP Imagens

Neste ano, mais de 55% dos ingressantes na Universidade de São Paulo (USP) são de escolas públicas, pretos, pardos e indígenas (PPI).

Ao todo, de 10.753 vagas preenchidas, 5.954 (55,4%) são de estudantes que cumpriram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas (EP), incluindo 2.965 (27,6%) autodeclarados PPI. No ano passado, esses índices foram de 54,1% e 27,2%, respectivamente.

Esses dados se referem às três formas de ingresso adotadas pela USP: a Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. De acordo com Aluísio Augusto Cotrim Segurado, pró-reitor de Graduação, um dos fatores que contribuíram para esse número é que, em 2023, foi implementada uma alteração na forma de convocação dos estudantes inscritos para as políticas afirmativas.

Todos os candidatos concorreram, primeiramente, às vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC), independentemente da categoria em que se inscreveram. Dessa forma, essas posições foram preenchidas antes, depois foram para EP, e em seguida para PPI.

Leia também: Roda Viva recebe Luciana Temer e debate o PL do Aborto nesta segunda-feira (24)

Com essa mudança, 118 candidatos autodeclarados PPI foram aprovados pela AC e 726 em vagas reservadas para EP. Quanto aos estudantes egressos de escola pública, mas não PPI, 392 ingressaram pela AC.

“Neste processo seletivo identificamos um fenômeno importante: muitos candidatos, embora egressos das escolas públicas e também PPI, se inscreveram somente em vagas de ampla concorrência, isto é, optaram por não disputar as vagas reservadas para as políticas afirmativas”, acrescenta o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira.

As reservas voltadas para estudantes de escolas públicas e para PPI foram adotadas pela USP em 2016, com o objetivo de ampliar a inclusão social e a diversidade entre a comunidade acadêmica.

Em comparação ao ano passado, em 2024 o maior número de vagas foi preenchido: neste ano, das 11.147 vagas totais oferecidas nas três modalidades, 96,5% foram ocupadas. Em 2023, essa porcentagem foi de 95,6%. As remanescentes são disponibilizadas para transferência interna e externa.

Leia também: Início da semana na cidade de São Paulo será marcado por sobe e desce nos termômetros