Um projeto de lei que inclui as matérias de robótica e programação, nas grades curriculares de escolas estaduais foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última quinta-feira (27).
Leia mais: Tietê Plaza Shopping apresenta atração com atividades interativas de “Divertida Mente 2”
A medida segue para aprovação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Caso aprovada, as disciplinas terão a carga horária semanal de 50 minutos, e as escolas da rede pública terão 180 dias para se adequar à lei.
Segundo informações da CNN, entre as justificativas para implementação do projeto, os parlamentares afirmam que as disciplinas irão preparar os alunos para os novos modelos de trabalho no mercado, além de auxiliar no aumento do interesse e da criatividade dos alunos que desde cedo têm integração com a tecnologia.
Leia mais: São Paulo inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta segunda (1º)
Entre outros objetivos descritos no projeto, é possível destacar:
- promover a integração de conceitos de diversas áreas, tais como: linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia e artes;
- motivar o estudo e análise de máquinas e mecanismos existentes no cotidiano do aluno de modo a reproduzir o seu funcionamento;
- estimular a criatividade tanto na concepção das maquetes como no aproveitamento de materiais reciclados.
REDES SOCIAIS