Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Felipe Seriacopi / USP Imagens
Foto: Felipe Seriacopi / USP Imagens

A Universidade de São Paulo (USP) está entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas do conhecimento. O levantamento é do World University Rankings by Subject 2025, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

Das 11 áreas avaliadas, a USP ficou entre as 100 melhores universidades em cinco: Direito (58ª posição), Educação (67ª posição), Medicina e Saúde (86ª posição), Artes e Humanidades (98ª posição) e Ciências Sociais (97ª posição).

Leia mais: Lula reúne ministros em busca de discutir medidas para reduzir preço dos alimentos

A USP também ficou entre as 125 melhores em administração e economia e entre as 150 melhores na área de ciências da vida.

Os indicadores são agrupados nas grandes áreas de ensino (ambiente de aprendizagem); ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação); qualidade da pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e indústria (renda e patentes).

As universidades americanas ocupam a primeira posição em nove áreas, só perdendo a liderança nas áreas de Ciências da Computação e de Medicina e Saúde, que são lideradas pela Universidade de Oxford.

Segundo o ranking, a Universidade Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) foram as instituições que conquistaram mais áreas: três cada.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também apareceu no levantamento, entre as 150 melhores nas áreas de ciências sociais e de educação.