Educação

MEC anuncia reajuste no piso salarial dos professores

Portaria foi publicada nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial da União


31/01/2025 15h14

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira (31) a portaria que define o aumento do piso salarial dos professores. O novo valor ficou estabelecido em R$ 4.867,77, um aumento de 6,27% em relação a 2024, quando o valor era de R$ 4.580,57.

A portaria consta na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União (DOU). O percentual está "está acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)".

Leia mais: Taxa de desemprego cai para 6,2% no ano de 2024, menor patamar da história

O aumento está acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ele é usado para reajuste salarial de diversas categorias de trabalhadores e foi de 4,77% no acumulado de 2024.

Além disso, o reajuste também está acima da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano passado em 4,83%.

Como os salários dos professores são pagos pelas redes de ensino, cada estado e município precisa oficializar o valor por meio de norma própria. As remunerações dos profissionais da educação básica são pagas por prefeituras e estados a partir de recursos do Fundeb e de complementações da União.

O reajuste anual do piso para os profissionais do magistério público da educação básica foi definido pela Lei nº 11.738/2008.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Taxa de desemprego cai para 6,2% no ano de 2024, menor patamar da história

Trump diz que helicóptero estava voando 'muito alto' no momento do acidente em Washington

Polícia Federal terá novo concurso para preencher duas mil vagas

Helicóptero que colidiu com avião pode ter saído de rota autorizada, diz jornal

"Brasil 2050", série sobre casos sustentáveis bem-sucedidos, estreia na TV Cultura em fevereiro