As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terminam nesta sexta-feira (13).
O processo deve ser realizado de forma remota pela Página do Participante até às 23h59. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 para quem não tem direito a isenção. O pagamento deve ser feito até o dia 18 de junho, via boleto bancário, pix ou cartão de crédito.
A edição conta com novidades:
Agora, os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio estarão automaticamente pré-inscritos e só precisarão acessar o site para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer em sua prova.
No entanto, alunos do 1º e 2º ano, assim como candidatos que já concluíram o ensino médio, ainda precisarão preencher a solicitação e inscrição.
Outra novidade é que o Enem 2025 retomará a certificação do ensino médio para quem não o concluiu no tempo regular, a depender da nota obtida. Esse modelo de certificação chegou a ser oferecido entre 2009 e 2016, mas foi substituído pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, ocorre a aplicação do bloco de linguagens e ciências humanas, além da redação. No total, são 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol, além de 45 questões de ciências humanas. Já no segundo dia, a prova terá 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Por conta da COP 30, os participantes das cidades de Belém (PA), Ananindeua (PA) ou Marituba (PA) poderão realizar o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h;
Fechamento dos portões: 13h;
Início das provas: 13h30;
Término das provas no 1º dia: 19h;
Término das provas no 2º dia: 18h30.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas o utilizam para selecionar alunos. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Confira o passo a passo para fazer a inscrição:
Acesse a Página do Participante e clique em 'Inscrição';
Selecione a imagem indicada nas orientações do desafio;
Informe o CPF, data de nascimento e clique em 'Iniciar a inscrição';
Confira seus dados, leia as orientações e clique em 'Próximo';
Informe o nome do pai ou selecione 'Não quero declarar';
Preencha os dados de sexo, raça/cor, estado civil e nacionalidade;
Informe seu estado e município de nascimento;
Insira o CEP e clique em 'Próximo';
Confirme o endereço e complemento;
Informe se precisa de recurso de acessibilidade e diga qual. Se necessário, adicione documentos que comprovem a necessidade;
Participantes travestis, transexuais ou transgêneros que têm nome social cadastrado na base da Receita Federal podem escolher nesta etapa o uso do nome social;
Escolha o idioma da língua estrangeira (inglês ou espanhol);
Informe a situação de ensino médio;
Responda o questionário socioeconômico;
Informe telefone e e-mail para contato;
Escolha o município de aplicação da prova;
Envie uma foto do participante;
Confirme as informações pessoais e as escolhas de língua estrangeira, município para realização do exame;
Clique em 'Enviar Inscrição';
Confira o comprovante e o número de inscrição;
Faça login na Página do Participante com CPF e senha do gov.br;
Clique em 'Pagamento/Isenção' e baixe o boleto de pagamento;
Escolha a forma de pagamento e pague a taxa de inscrição — é possível também pagar com Pix ou cartão de crédito, no aplicativo do banco, em uma agência bancária ou na casa lotérica.
REDES SOCIAIS