O Roda Viva desta segunda-feira (17) promove uma edição especial sobre o segundo turno das eleições ao Governo do Estado de São Paulo. No centro, estará o candidato Fernando Haddad (PT). Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu adversário, decidiu não participar do programa, segundo sua assessoria.
Prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016, Haddad ocupou outros cargos políticos, como o de Ministro da Educação no Governo Lula, entre 2005 e 2012. Já em 2018, concorreu à eleição para Presidente da República e foi derrotado nas urnas, no segundo turno, por Jair Bolsonaro (PL).
No programa, Haddad criticou uma proposta de Tarcísio de Freitas, seu adversário. O ex-ministro tem como projeto a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). O petista diz que a venda da empresa aumentaria o preço da conta de água.
“Não acho que o povo do interior aprovaria a venda da Sabesp. A Sabesp é água, é essencial. se a gente continuar explicando o que vai acontecer com as mais de 300 cidades do interior. O eleitor é soberano para decidir, nós estamos falando de dados oficiais, nós estamos falando de cidades abastecidas pela empresa. Nós vamos sensibilizar a população, o papel de uma eleição é explicar o que aconteceu na Europa e nos estados que privatizam a empresa de abastecimento de água.
O ex-prefeito de São Paulo ainda falou sobre a privatização de outras áreas, como transporte e infraestrutura.
"Água é um problema específico, mas não é o único. eu sou a favor de concessão de rodovia, mas eu sou contra prorrogação de contrato de rodovia. eu sou a favor de relicitar contratos, faz uma grande diferença. Quando você relicita o contrato antes do vencimento, a experiência mostra que a queda do pedágio é de 25% a 30%, em média. Quando você prorroga o contrato, você não sabe a intenção do governante. E fui o primeiro a falar da privatização do Ceagesp com a condição de mudar de bairro. O Prouni, por exemplo, é a maior parceria público-privada já feita no país. Eu não tenho nenhum problema com isso, eu analiso caso a caso para o cidadão, tem coisas que não tem problema nenhum, e tem coisas que tem”, completa.
A última pesquisa Ipec, divulgada na última terça-feira (11), mostra que Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera a corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. Enquanto o ex-ministro da Infraestrutura tem 46% das intenções de voto, Fernando Haddad conta com 41% dos votos, segundo o levantamento.
No primeiro turno, o petista ficou com 35,70% dos votos e o estreante nas eleições ficou com 42,32%.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS