O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, pediu nesta quinta-feira (20) o “empenho” de prefeitos paulistas para virar votos no segundo turno. O chefe do Executivo estava acompanhado do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa o 2º turno pelo governo de São Paulo, e o atual governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB). O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), também estava presente.
“Dá para virar voto de lá para cá. Daqui para lá não vai voto, mas de lá para cá vem […] Nós já viramos em Minas Gerais. Em São Paulo já ganhamos a batalha. Estamos ganhando também em todos os Estados do Brasil, sem exceção. A maioria de governadores eleitos ou reeleitos, a grande maioria, fecharam [sic] conosco”, disse.
“O futuro de nossa pátria, dos nossos filhos, passa pelo empenho de cada um. Não basta apenas o voto da família, tem que buscar fora dela. E tenho certeza que vamos ampliar a vantagem em São Paulo com apoio especial do nosso governador [Rodrigo Garcia]”, completou.
Após o primeiro turno, o atual mandatário recebeu o apoio de 8 governadores, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve apoio de 6.
Pesquisa Datafolha divulgada ontem (19) mostra que o ex-presidente tem 52% de intenção de votos válidos no segundo turno. O presidente Jair Bolsonaro tem 48%. Foi o terceiro levantamento do instituto após o primeiro turno das eleições. Esse cenário exclui votos brancos e nulos.
Na pesquisa estimulada: Lula (PT) tem 49%; Bolsonaro (PL), 45%; Branco e nulo: 4%. Não sabe/não respondeu: 1%. O cenário leva em conta quando os candidatos são apresentados ao eleitor.
Leia também: Simone Tebet diz que “nunca tratou” sobre cargo com o PT: "O importante é eleger Lula"
REDES SOCIAIS