O Governo de São Paulo liberou nesta quinta-feira (27) o passe livre para o Metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado neste domingo (30), no segundo turno das eleições.
O passe livre estadual acontece após decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), atender um pedido de uma ação popular proposta pela deputada estadual Professora Bebel (PT).
Leia mais: Maioria do STF vota para governo federal reativar Fundo Amazônia
"O alto índice de abstenção constatado no primeiro turno das eleições pode, efetivamente, ter sido resultado da situação de miserabilidade pela qual passa grande parte da população do Estado, principalmente na periferia desta capital", diz o juiz de direito Josué Vilela Pimentel.
"A medida não guarda qualquer caráter partidário ou tendente a causar desequilíbrio ao pleito, na medida em que se pede a garantia de gratuidade a todo e qualquer cidadão, indistintamente. A garantia de transporte público gratuito, por outro lado, colabora com a lisura das eleições, na medida em que desincentiva o conhecido e famigerado transporte clandestino de eleitores financiado por interesses partidários", acrescentou.
O governador do estado, Rodrigo Garcia, disse que “domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre”.
Leia também: "Nós roubamos menos", diz Guedes ao comparar Bolsonaro e Lula
REDES SOCIAIS