Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL) na disputa mais acirrada da história da redemocratização. O petista teve 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% do atual presidente. Essa foi a menor diferença em termos percentuais e em números absolutos da história.
Após a vitória de Lula, políticos brasileiros parabenizaram o petista e demonstraram reconhecimento ao resultado das urnas.
Leia também: Autoridades estrangeiras parabenizam Lula após eleição
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, fez um pronunciamento parabenizando o presidente eleito e disse ser “hora de desarmar os espíritos e estender a mão aos adversários”.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse em entrevista que ligou para o candidato eleito para parabenizar por participar da democracia”.
Leia também: “Serei a maior oposição que Lula jamais imaginou ter”, diz Carla Zambelli
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, saudou os candidatos que participaram das eleições e enviou um cumprimento especial a Geraldo Alckmin, vice de Lula.
"Desejo a ambos que a partir de 1º de janeiro de 2023, quando aqui estaremos nesse ambiente a dar-lhes posse nos mandatos de presidente e vice-presidente da República, possam exercer seus mandatos com dignidade, êxito, produtividade, espírito público e democrático, contribuindo para as efetivas soluções dos problemas reais do povo brasileiro", afirmou.
Outros políticos brasileiros parabenizaram o presidente eleito e celebraram o resultado.
REDES SOCIAIS