Eleições

"Não dá para cobrar da GCM sobre o combate ao tráfico", diz Tabata Amaral sobre papel da corporação

No Roda Viva, a candidata defende que o armamento seja de acordo com a função de cada guarda


19/08/2024 23h09

Tabata Amaral, candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB, é entrevistada no Roda Viva desta segunda-feira (19).

Durante o programa, a apresentadora Vera Magalhães pergunta qual seria a real função da Guarda Civil Municipal (GCM) durante o mandato da candidata do PSB.

“Já temos uma GCM armada, então esse não é um debate para a cidade. O armamento precisa ser de acordo com a função. O guarda que faz o policiamento comunitário em torno de uma escola, não pode estar armado excessivamente, porque isso afasta a criança e a comunidade. Por outro lado, o guarda que faz a segurança da represa Billings, ele precisa de um armamento maior”, afirma a candidata.

“O papel da GCM é de policiamento comunitário, especialmente, perto das escolas e também de fiscalização. Não dá para cobrar da entidade sobre o combate ao tráfico. Esse não é o papel da GCM. De forma concreta, o que eu quero é realizar, mensalmente, uma reunião com o comandante da GCM, o comandante da Polícia Militar e o Delegado-Geral da Polícia Civil para que a gente possa enxergar o que acontece no território. É claro que é responsabilidade principal do Estado, mas se a Prefeitura usar a tecnologia e promover essa integração, teremos metade do caminho andado”, conclui.

A bancada de entrevistadores é formada por Bruno Teixeira, repórter da CNN Brasil, Cristiane Agostine, repórter de política do Valor Econômico, Hyndara Freitas, repórter do jornal O Globo, Luiz Megale, âncora da BandNews FM, e Rodrigo Piscitelli, apresentador do programa De Olho no Voto, da TV Cultura. O cartunista Luciano Veronezi ilustrará a entrevista em tempo real.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar, ao vivo, a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.


Roda Viva | Eleição
Os próximos entrevistados do programa serão Guilherme Boulos (26/8), Pablo Marçal (2/9) e Ricardo Nunes (9/9).

Debate no 1º turno

A TV Cultura realizará um debate no dia 15 de setembro, ao vivo, a partir das 22h, diretamente do Teatro B32. A iniciativa contará com a participação dos candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).

Roda Viva no segundo turno

No segundo turno, a TV Cultura promoverá um Roda Viva especial com os dois candidatos que irão disputar a Prefeitura de São Paulo. O programa terá dois blocos de 25 minutos e outros dois de 20 minutos cada.

Com tempos iguais de participação, os entrevistados ocuparão o centro jornalístico de forma alternada, seguindo a ordem que será decidida por sorteio 30 minutos antes do início da edição, com a presença de assessores dos dois candidatos. No quinto bloco, permanecerão juntos no estúdio para as considerações finais.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Enem dos Concursos”: candidatos que não preencheram o cartão de respostas serão eliminados

George Santos, ex-deputado dos EUA e filho de brasileiros, se declara culpado em acusações de fraude

"Massacre da Sé": entenda origem do Dia Nacional de luta da população de rua

Lewandowski demite agente da PRF que ensinou “câmara de gás” em curso

Governo federal cria comissão para discutir transporte aéreo de animais domésticos