O ex-deputado dos Estados Unidos e filho de brasileiros, George Santos, se declarou culpado das acusações de fraude contra ele durante uma audiência judicial nesta segunda-feira (19). Segundo a agência de notícias Reuters, a pena pode chegar a 22 anos de prisão. Apesar disso, a sentença de condenação só deverá ser conhecida no dia 7 de fevereiro de 2025.
Em maio de 2023, Santos foi acusado de lavagem de dinheiro de fundos de campanha para pagar despesas pessoais, além de fazer cobranças em cartões de crédito de doadores sem consentimento.
As investigações também apontam que o ex-deputado recebeu benefícios destinados a pessoas desempregadas durante a pandemia, mesmo estando trabalhando.
Leia também: "Massacre da Sé": entenda origem do Dia Nacional de luta da população de rua
Lewandowski demite agente da PRF que ensinou “câmara de gás” em curso
Os escândalos levaram o ex-deputado republicano a ter o mandato cassado no Congresso dos Estados Unidos no fim do ano passado. A cadeira acabou sendo ocupada por um democrata.
"Lamento profundamente minha conduta e o dano que ela causou. Aceito total responsabilidade por minhas ações", disse no tribunal.
Com a declaração, Santos evitará um julgamento federal que estava marcado para começar em setembro. A Reuters ainda informou que a confissão pode garantir uma pena de cerca de dois anos de prisão.
Desde que perdeu o mandato, o ex-deputado começou a negociar uma confissão de culpa com os promotores da Justiça dos Estados Unidos. Antes, ele havia se declarado inocente à Justiça.
REDES SOCIAIS