Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A TV Cultura realizou neste domingo (15) o debate com candidatos à Prefeitura de São Paulo no primeiro turno. A transmissão aconteceu diretamente do Teatro B32.

O programa ficou marcado pela agressão do candidato José Luiz Datena (PSDB) contra Pablo Marçal (PRTB). Mediador do debate, o jornalista Leão Serva comentou o ocorrido e chamou a cena de um dos episódios “mais desagradáveis da história da TV brasileira”.

“Não imaginamos que com todas as regras, a agressão pudesse acontecer. É muito lamentável. Pedi desculpas em nome da TV Cultura e em nome da televisão brasileira. Nós acabamos estando em uma das cenas mais desagradáveis da história da TV brasileira", afirma. 

Quem também lamentou o caso foi o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf. Ele ressaltou que o caso atrapalhou o andamento do debate. 

“As regras combinadas com os partidos e assessores foram muito eficientes. A organização estava perfeita, elogiada por todas as assessorias dos seis candidatos presentes. Lamentavelmente, ocorreu uma agressão verbal de um candidato ao outro, e uma agressão física de volta”, aponta.

“Isso atrapalhou muito nosso debate, mas, de qualquer forma, o debate foi importante para a democracia, importante para saber de alguns planos que foram colocados. Tirando de lado as agressões, foi importante saber o que pensa cada um dos candidatos e dar ao eleitor a possibilidade de escolher bem”, acrescenta.

Entenda a agressão

No quarto bloco, José Luiz Datena agrediu Pablo Marçal com uma cadeira. O caso ocorreu quando Marçal voltou a provocar Datena sobre uma acusação de assédio sexual, que foi um dos temas do primeiro bloco do programa.

Assista ao momento:

"Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias para me dar tapa e falou que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem”, disse Marçal, antes de ser atingido por Datena.

Debate na TV Cultura 

Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB) participam do debate realizado pela TV Cultura nesse domingo (15). 

Assista ao debate completo: