Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (16) recebe a cientista política e professora emérita da USP Maria Hermínia Tavares.

Na edição, a convidada faz uma análise do debate promovido pela TV Cultura no último domingo (15), com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, e elenca aspectos da extrema direita. 

"Aqui no Brasil, tem várias características. Primeiro, é um discurso genericamente contra as elites, ‘a elite política não serve para nada, nós somos os regeneradores de uma política que está apodrecida’. [...] A segunda é uma rejeição de pluralismo de ideias e de opiniões", explica a entrevistada. 

Leia também: Imagens inéditas mostram Datena arremessando cadeira em Marçal e empresário sentindo dor na costela

Em seguida, alega que outra característica marcante é a propensão ao delírio e às teorias da conspiração. Como exemplo, cita a declaração de Donald Trump no debate presidencial dos Estados Unidos, na última terça-feira (10). Na ocasião, o ex-presidente e candidato republicano disse que imigrantes estavam comendo os cachorros e gatos da população em Springfield, no estado de Ohio. 

"Até essa coisa absolutamente maluca do anticomunismo, 30 anos depois que o comunismo definitivamente acabou. Existe na Coreia do Norte, mas nem na China", afirma a especialista. 

Por fim, Maria Hermínia se diz impressionada com os discursos anticomunistas de candidatos em São Paulo e chama a atenção para a falta de conhecimento sobre o tema. 

"É a criação de um delírio sobre a realidade, de inimigos fictícios, que é muito impressionante. Eu fiquei muito impressionada ontem no debate com o discurso da candidata Marina Helena. Todo mundo que não concorda com ela é comunista, ninguém sabe bem o que é aquilo", finaliza. 

Leia também: Debate TV Cultura: O que é fato ou falso no encontro com os candidatos à prefeitura de São Paulo

Participam da bancada de entrevistadores José Roberto de Toledo, jornalista do UOL e coapresentador do Podcast A Hora, Cris Bartis, cofundadora da plataforma Mamilos de Diálogo, Marcos Augusto Gonçalves, editor da Ilustríssima e colunista da Folha de S. Paulo, Flávia Tavares, editora-chefe do Meio, e Marina Amaral, diretora da Agência Pública.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok e Facebook.

Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.

Relembre o debate

A TV Cultura realizou, no último domingo (15), um debate ao vivo, a partir das 22h, do Teatro B32, com os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).