Eleições

Seis dicas para votar com tranquilidade no dia 6 de outubro


02/10/2024 15h17

No dia 6 de outubro, eleitoras e eleitores irão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Faltando poucos dias para o primeiro turno das eleições municipais, confira seis dicas essenciais para garantir uma votação tranquila.

1. Escolha a candidata ou o candidato

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece o sistema DivulgaCandContas, que permite conhecer melhor as candidaturas. Nele, é possível verificar informações sobre o perfil, registro e prestação de contas de cada candidata ou candidato.

Além disso, é possível acompanhar a movimentação financeira de campanha e comparar os gastos antes de tomar sua decisão de voto.

2. "Colinha"

Após decidir em quem votar, anote os números das candidaturas. É permitido levar uma "colinha" de papel para a cabine de votação.

Lembre-se: o uso de celular não é permitido dentro da cabine. O primeiro voto será para vereador, com cinco dígitos (os dois primeiros correspondem ao partido e os três seguintes ao candidato). Já o segundo voto será para prefeito, com dois dígitos.

3. Documentos e local de votação

Para votar, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. Se já cadastrou a biometria e sua foto consta no e-Título, o app pode ser utilizado para se identificar. O e-Título funciona como uma versão digital do título de eleitor.

Você também pode consultar seu local de votação no site do TSE, informando seu título de eleitor, CPF, nome da mãe e data de nascimento.

Outra opção é ligar para o Disque-Eleitor, nos números 148 ou (31) 2116-3600. A votação começa às 8h e se encerra às 17h, no horário de Brasília.

4. Treine o voto na urna eletrônica

Para quem deseja relembrar o funcionamento da urna eletrônica, o TSE disponibiliza um Simulador de Votação.

A ferramenta permite praticar a ordem de escolha dos candidatos, o uso das teclas de correção, confirmação e voto em branco. O simulador também oferece explicações em áudio, texto e Libras, ajudando a familiarizar-se com o processo.

5. Manifestações

De acordo com a Resolução TSE nº 23.610/2019, é crime fazer propaganda de boca de urna, usar alto-falantes, promover comícios ou carreatas e impulsionar conteúdos nas redes sociais no dia da eleição.

No entanto, é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas para manifestar apoio a candidatos, partidos ou coligações. Qualquer propaganda irregular pode ser denunciada pelo aplicativo Pardal.

6. Desinformação

Caso encontre uma notícia suspeita, verifique se é verdadeira na página "Fato ou Boato", do TSE, que combate a desinformação. Além disso, o serviço SOS Voto está disponível no número 1491 para receber denúncias de desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais.

Veja imagens: Webstory: Seis dicas para votar com tranquilidade no dia 6 de outubro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ANJL lança programa de tratamento gratuito para apostadores compulsivos no Brasil

Eleições 2024: Prefeitura de São Paulo irá reforçar transporte público municipal neste domingo (6)

51% dos eleitores brasileiros aprovam o trabalho de Lula e 45% o reprovam, aponta pesquisa Quaest

Lula desembarca em Brasília após aeronave presidencial apresentar problemas técnicos no México

Israel declara António Guterres, secretário-geral da ONU, como "persona non grata"