Eleições

Eleições 2024: existe diferença entre voto branco e nulo?

Primeiro turno da eleição municipal acontece neste domingo (6)


03/10/2024 14h21

Nas Eleições 2024, muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre a diferença entre o voto em branco e voto nulo e se podem anular o resultado de uma eleição.

Embora o voto no Brasil seja obrigatório entre 18 e 70 anos, o eleitor tem o direito de não escolher nenhum candidato, podendo optar por votar em branco ou anular o voto. Mas, afinal, qual é a diferença entre essas opções e como elas influenciam no resultado do pleito?

Leia também: Eleições 2024: veja prazo e como justificar a ausência no dia da votação

O que é o voto em branco?

O voto em branco ocorre quando o eleitor não manifesta preferência por nenhum candidato. Na urna eletrônica, isso é feito ao apertar a tecla "branco" e, em seguida, "confirma".

No passado, o voto em branco era contabilizado e considerado válido, sendo atribuído ao candidato vencedor. Contudo, a regra mudou em 1997, e atualmente esse tipo de voto é excluído do cálculo eleitoral.

O que é o voto nulo?

O voto nulo representa a vontade do eleitor de anular seu voto. Para isso, basta digitar na urna um número que não corresponda a nenhum candidato ou partido e confirmar. Assim como o voto em branco, o voto nulo não é considerado válido e não interfere na contagem dos votos que definem o resultado das eleições.

Diferença entre voto em branco e nulo

A principal diferença entre os dois está na forma como o eleitor invalida o voto. O voto em branco é uma escolha explícita de não apoiar nenhum candidato, enquanto o voto nulo é uma manifestação mais forte de rejeição, já que o eleitor precisa digitar um número inválido na urna. Na prática, ambos os votos são considerados inválidos e não influenciam no resultado final do pleito.

Votos brancos e nulos podem cancelar uma eleição?

Não. Tanto o voto em branco quanto o voto nulo não são contabilizados pela Justiça Eleitoral para definir o resultado das eleições. Mesmo que mais da metade sejam nulos ou brancos, a eleição não é cancelada. O que importa para a definição de um vencedor são apenas os chamados "votos válidos", que são aqueles direcionados a candidatos ou partidos.

O que são votos válidos?

Os votos válidos são todos aqueles direcionados a um político específico ou a uma legenda partidária. São esses votos que contam na apuração para eleger prefeitos, vereadores, governadores, senadores e o presidente. A Constituição Federal estabelece que, para ser eleito, um candidato precisa da maioria dos votos válidos, desconsiderando os brancos e nulos.

Qual o impacto de votar em branco ou nulo?

Ao optar por votar em branco ou anular o voto, o eleitor diminui o total de votos válidos. Isso pode reduzir a quantidade de votos que um candidato precisa para vencer, especialmente em um cenário de segundo turno, quando apenas os dois mais votados disputam a eleição.

Em cidades com menos de 200 mil eleitores, onde não há segundo turno, aquele que obtiver a maior parte dos votos válidos no primeiro turno será eleito.

Em resumo, embora o voto em branco ou nulo seja uma forma de protesto ou insatisfação, ele não afeta diretamente o resultado da eleição. Para os eleitores que desejam influenciar o pleito, é necessário escolher um candidato ou partido.

Leia mais: Eleições 2024: veja o que pode e o que não pode fazer no dia da votação

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Joyce Ribeiro, da TV Cultura, será nomeada embaixadora da Cidade Velha no Brasil

“Enem dos Concursos”: Governo Federal altera regras para envio de títulos; veja prazos e como fazer

Hezbollah afirma que repeliu tentativa de avanço israelense no Líbano nesta quinta-feira (3)

Lula convoca ministros para discutir regulamentação das apostas online

Eleições 2024: PF mira esquema de troca de domicílio eleitoral para favorecer candidato no RJ