Eleições

Eleições 2024: João Campos é reeleito ao cargo de prefeito em Recife

Filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes, político conquistou mais de 700 mil votos


06/10/2024 19h10

Aos 30 anos, João Henrique de Andrade Lima Campos, candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), venceu a eleição para prefeito de Recife com 725.721 votos válidos (78,11%). Gilson Machado (PL) ficou em segundo lugar, com 13,90% dos votos, e Dani Portela (PSOL), com 3,78%, em terceiro lugar.

O atual ocupante do cargo de prefeito foi reeleito neste domingo (6) no primeiro turno das eleições municipais. Nascido na capital, se formou em engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no ano de 2016. Filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes, dois ex-governadores do estado, é neto de Ana Arraes, ministra do Tribunal de Contas da União (TCU).

Leia também: Eleições 2024: Roda Viva recebe Renato Meirelles e debate resultados do 1º turno nesta segunda (7)

Os candidatos começaram a votar às 9h30, acompanhados de correligionários e apoiadores, sendo Campos o primeiro. Ele chegou na Escola Cândido Duarte, no bairro de Apipucos, na zona norte da capital, às 9h26, acompanhado pelo vice Victor Marques (PCdoB), além de familiares e apoiadores.

A trajetória dele na política começou antes de 2016, quando assumiu a chefia do gabinete do então governador Paulo Câmara (PSB). Na época, o movimento foi visto como uma preparação para o lançamento no pleito de 2018. Naquela eleição, ele teve a maior votação no estado para o cargo de deputado federal, com 460 mil votos.

O sucesso eleitoral fez com que o PSB investisse no parlamentar para a campanha municipal de 2020, quando obteve 447.913 votos, que representaram 56,27% dos válidos, contra 348.126 votos de Marília Arraes, prima dele.

Em 2024, João Campos recebeu apoio do senador Humberto Costa (PT) e de Silvio Costa Filho (Republicanos), ministro de Portos e Aeroportos. Desde 2019, o agora reeleito prefeito de Recife namora com a deputada federal e parceira de partido, Tabata Amaral, que concorreu à Prefeitura de São Paulo contra José Luiz Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e Marina Helena (Novo).

Nas redes sociais, o político agradeceu aos eleitores e celebrou a vitória: "Temos mais quatro anos para seguir realizando e cuidando da nossa cidade como ela merece. Muito obrigado a cada recifense que fez parte dessa caminhada!", expõe.

Leia também: Eleições 2024: veja prazo e como justificar a ausência no dia da votação

Acompanhe a cobertura das Eleições 2024 no "De Olho No Voto":


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Voo da Força Aérea com 228 brasileiros do Líbano chega ao Aeroporto de Guarulhos

Avião da Força Aérea Brasileira decola da capital do Líbano com 229 brasileiros

Comunicado oficial da TV Cultura: Incêndio no Solar Fábio Prado

Incêndio atinge área externa do Solar Fábio Prado, na avenida Faria Lima

Polícia Militar encontra carro do GSI roubado em local de votação de Lula