Número de prefeitas eleitas cresce 9%; sete capitais terão segundo turno com mulheres
De 2.344 mulheres candidatas ao cargo, 30% foram eleitas, aumento de cinco pontos percentuais em relação ao pleito anterior
07/10/2024 16h19
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 foi realizado no último domingo (6) e registrou um aumento no número de prefeitas no cargo, com 717 candidatas eleitas. Esse resultado representa um aumento de 9% em relação ao primeiro turno das últimas eleições, em 2020, quando 656 mulheres foram eleitas.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 44% dessas mulheres foram reeleitas para um novo mandato, com 99,99% das urnas apuradas. Em 103 cidades com mais de 200 mil eleitores, apenas cinco elegeram mulheres no primeiro turno.
Leia mais: Carlos Bolsonaro bate recorde e é o vereador mais votado da história do RJ; veja lista com eleitos
A candidata Mara Bertaiolli (PL) fez história ao se tornar a primeira prefeita de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Entre as prefeitas reeleitas estão Marília Campos (PT) em Contagem, Margarida Salomão (PT) em Juiz de Fora, Suéllen Rosim (PSD) em Bauru e Nina Singer (PSD) em São José dos Pinhais.
Outras 13 cidades terão segundo turno com candidatas, incluindo sete capitais: Aracaju, Campo Grande, Curitiba, Natal, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho. Em Ponta Grossa (PR) e Uberaba (MG), as atuais prefeitas, Elizabeth Schmidt (União Brasil) e Elisa Araújo (PSD), disputarão o segundo turno.
Leia mais: Bolsonarista Lucas Pavanato lidera ranking de vereadores mais votados de São Paulo; veja lista
De 2.344 mulheres candidatas ao cargo, 30% foram eleitas, um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao pleito anterior. Entre os partidos que mais contribuíram para essa estatística estão o MDB, com 128 eleitas, seguido pelo PSD (101), PP (89), União Brasil (87) e PL (60).
Apesar do aumento, as mulheres ainda representam apenas 15,5% do total de candidatos eleitos. No geral, 4.746 homens foram eleitos para o cargo de prefeito, representando 84,5% do total no primeiro turno.
REDES SOCIAIS