Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Nesta segunda-feira (3), estreia na TV Cultura a série Elas, que retrata mulheres que fizeram, e ainda fazem, história no cinema brasileiro. Apresentada por Luciana Vendramini, que também é coprodutora juntamente com o diretor Nelson Foerster, a produção – inédita na TV aberta – traz nomes que revolucionaram a cena nacional, como Ruth de Souza, Tônia Carrero, Odete Lara, Elke Maravilha, Beth Goulart, Carla Camurati, Anna Muylaert e muitas outras. Vai ao ar, em 25 episódios, às segundas-feiras, às 19h45.

Com um olhar analítico e, ao mesmo tempo, descontraído, Elas traça um panorama da história do cinema no País por meio da vida de artistas que abriram caminho para outras profissionais. Ou seja, possibilitaram o trabalho de mulheres que conhecemos hoje e que, no futuro, ainda conheceremos. Elas desvenda histórias e lendas de mulheres do cotidiano, que romperam barreiras sociais e se transformaram em referências e, até mesmo, heroínas.

Dividida em três frentes, a série apresenta a trajetória de eternas divas, musas atemporais, como Tônia Carrero, Odete Lara e Norma Bengell; os bastidores das grandes produções pela ótica de diretoras, escritoras e produtoras de renome, incluindo Carla Camurati, Laís Bodansky e Anna Muylaert; e, finalmente, os relatos de divas icônicas como Bruna Lombardi, Virginia Cavendish e Maria Luisa Mendonça.

Primeiro episódio

Em sua primeira fase, a produção explora a vida e carreira das divas do cinema. O episódio de estreia traz Tônia Carrero, uma das atrizes mais requisitadas do audiovisual brasileiro. Conhecida por sua beleza e talento, sua presença atraia todos os olhares por onde passava. E sua interpretação e elegância a transformaram em uma estrela. No Elas, família, amigos e críticos contam a trajetória da carreira dessa grande atriz, que estrelou títulos como Tico-tico no Fubá, É Proibido Beijar e Esse Rio que Eu Amo.