No programa #Provoca Em Casa a médica e consultora técnica em terapia canabinoide Carolina Nocetti falou sobre o uso da cannabis no tratamento de diversas doenças e os entraves para o acesso dos pacientes brasileiros à substância.
Referência internacional nos estudos relacionados aos canabinoides, Carolina afirma que falta comunicação e educação sobre o assunto. "Desde julho do ano passado, a gente viu um número crescente de jornalistas tratando mais desse assunto. Vendo os comunicadores tratando disso de forma responsável, outras pessoas começaram a se envolver mais. Eu digo que a cannabis não é um desafio de ciência, é um desafio de comunicação", disse.
Veja o trecho:
Além das dificuldades no debate sobre o tema, ela cita também obstáculos como a pressão da indústria farmacêutica: "Eu descobri que existe um sistema muito injusto, um sistema que toma decisões baseadas em dinheiro para poucos. O lobby é real. [...] Existe um produto seguro e que pode salvar vidas e ele não está sendo comercializado porque quem tem a alternativa mais cara e perigosa vai deixar de ganhar dinheiro. É só uma questão financeira", afirmou.
Carolina é fundadora da International Cannabis Academy (InterCan) e dedicou a última década ao estudo de cannabis medicinal e ao desenvolvimento de produtos terapêuticos nos Estados Unidos.
Assista à íntegra do programa, que também recebeu o skatista Bob Burnquist:
Apresentado por Marcelo Tas, o #Provoca vai ao ar às terças a partir das 22h15, logo após o Jornal da Cultura, na TV Cultura, site, redes sociais da emissora, além do canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS