Fundação Padre Anchieta

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Alvo de polêmicas nas redes sociais e críticas por transfobia, a escritora JK Rowling usou sua conta no Twitter para fazer propaganda de uma loja com conteúdo explicitamente transfóbico. Nesta terça (22), ela publicou uma foto de uma camiseta com os dizeres "This witch doesn't burn" ("esta bruxa não queima", em português) com o link para a loja. 

Abaixo do tweet, que foi fixado no perfil com mais mais de 14 milhões de seguidores, ela continua: "Se você é (ou conhece) uma bruxa que gostaria de uma dessas, não compre de oportunistas cínicos. Comprei minha camiseta na Wild Womyn. #ApoieNegóciosEncabeçadosPorMulheres". 

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No catálogo da loja Wild Womyn, descrita em seu Twitter oficial como "a loja favorita da feminista radical", 52 produtos estão à venda sob a categoria "gender critical". Entre eles estão camisetas, bottons, canecas e quadros com textos como "notória transfóbica", "f*dam-se seus pronomes", "ativismo trans é misoginia" e "mulheres trans são homens".

A autora de Harry Potter tem sido alvo frequente de críticas por seus posicionamentos em relação à causa trans. No mês passado, ela devolveu o prêmio Robert F. Kennedy de Direitos Humanos após ser criticada por Kerry Kennedy, presidente da fundação que organiza a premiação. 

Em junho, a escritora ironizou no Twitter uma reportagem que usava o termo "pessoas que menstruam" em vez da palavra "mulheres". O texto, porém, referia-se especificamente à distribuição de absorventes para populações vulneráveis durante a pandemia, grupo que pode incluir meninas, homens trans e pessoas não-binárias.