Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Admiradores de Ubirany Félix do Nascimento, do grupo Fundo de Quintal, usaram suas redes sociais nesta sexta-feira (11) para compartilhar imagens, vídeos e textos de homenagem ao sambista, que morreu, aos 80 anos, vítima da Covid-19 em um hospital do Rio de Janeiro.

"Vamos nos lembrar dele assim: sorrindo. Um dos nomes mais importantes da história do samba, Ubirany nos deixou hoje, mais uma vítima dessa horrível pandemia da Covid-19. Nossos sentimentos mais profundos para o @grupofundodequintal, seus amigos, familiares e a toda a comunidade do samba que hoje está em luto. Descanse em paz, mestre! Muito obrigado por tudo!!!", escreveu o cantor Zeca Pagodinho.

Em outra postagem, Pagodinho falou sobre a amizade entre os dois e lamentou a "perda irreparável do mestre Ubirany". "Foi um dos primeiros a me receber de braços abertos, que Deus também o receba de braços abertos."

A 'Rainha do Samba', Alcione, também homenageou Ubirany nas redes sociais, compartilhando uma foto ao lado do sambista. "O Samba está de luto. Perdemos uma importante parte da nossa história e, principalmente, da nossa elegância. Ubirany, que Deus te receba em seus braços e te dê o merecido descanso. Todo o meu carinho à família, ao @grupofundodequintal e ao Cacique de Ramos. Siga em paz, meu amigo."

Responsável por inserir o repique de mão no mundo do samba, Ubirany também foi homenageado pelo cantor Péricles, que agradeceu ao sambista pelo legado deixado por ele. 

"Obrigado por sua obra, seu carisma, elegância, e por fazer com que nós sonhássemos e realizássemos as maravilhas que o Samba nos trouxe. Descanse na paz do Pai Maior", escreveu Péricles, que também testou positivo para o coronavírus no último mês.

Mumuzinho usou sua conta do Twitter para deixar uma mensagem a Ubirany. “O samba está de luto. Uma perda inestimável para a música brasileira. Foram anos sendo referência para todos nós. Obrigado por tudo, mestre Ubirany. Descanse em paz”, compartilhou.

No Instagram, Mumuzinho postou um vídeo ao lado do sambista e escreveu: "Em 2007 eu descobri que o Ubirany tinha uma casa em Rio das Ostras e fui lá visitá-lo. Ele me recebeu de braços abertos. O mundo perde hoje um dos caras mais gentis e importantes do mundo do samba. O responsável por trazer aquele repique de mão, indispensável em qualquer roda de samba. Sua obra é eterna, mestre Ubirany. Nos abençoe daí para o nosso samba seguir daqui".

Também chamando o sambista de "mestre", o cantor Arlindinho agradeceu aos ensinamentos passado pelo compositor. "Aprendi muito do que é o samba com você."


"Representava a essência do samba, um cara fantástico de uma elegância e um respeito com as outras pessoas sem igual. Meu Chapinha, obrigado pelos conselhos,as conversas e os ensinamentos. Vai na fé sambando no Miudinho, tocando seu repique de mão e cantando samba!!!"
, declarou o cantor e compositor Dudu Nobre

Com um vídeo de Ubirany dançando, Jorge Aragão se despediu do sambista.

"O chapinha se foi, mas deixa aqui um legado gigantesco a todos os repiqueiros, sambistas, pagodeiros e eu, como filho da sua arte, sou feliz porque sempre que havia oportunidade, eu pude demonstrar gratidão e amor a esse ser de luz. Aos mestres do Fundo de Quintal que ainda estão conosco, deixo meus sentimentos e me coloco à disposição pra tudo. Perdemos um mestre, o cara que inventou o verdadeiro molho do samba. Sentiremos sua falta", escreveu o cantor Ferrugem nas redes sociais.

Outros famosos, como Taís Araújo, Humberto Carrão, Juliana Alves, Jeniffer DiasTeresa Cristina e Maria Rita, também deixaram suas homenagens ao eterno tocador de repique de mão. Confira: