Entretenimento

"O setor público surpreendeu depois de anos atrasado": Silvio Meira fala sobre uso da tecnologia na crise da Covid-19

No #Provoca desta terça, o cientista falou sobre Pix e o pagamento digital do auxílio emergencial como exemplos de modernização impulsionada pela pandemia


15/12/2020 22h40

O cientista, professor e empreendedor Silvio Meira falou no #Provoca desta terça (15) sobre o mundo digital e a modernização de serviços impulsionada pela pandemia da Covid-19 em 2020. 

"Para dar crédito a quem fez trabalhos mágicos durante a pandemia, o setor público surpreendeu depois de ser pego basicamente 10, 15 anos atrasado. O trabalho que a gente fez de pagar auxílios, quase todos digitais, a mais de 50 milhões de pessoas no Brasil, e isso envolveu a gente literalmente cadastrar, atingir, criar contas, as pessoas acessarem as contas seguramente; uma população que é equivalente a cinco vezes a de Portugal ou 1/4 da população brasileira. Não foi trivial fazer isso", afirmou. 

Meira citou também a adaptação do Judiciário às plataformas digitais: "A Justiça não parou na pandemia e decidiu, aliás, que pós-pandemia uma parte significativa dela vai continuar funcionando de forma remota". Outro exemplo é o Pix, serviço bancário digital implementado em novembro e responsável por 12 milhões de transações já na primeira semana de funcionamento. "Isso não é pouco", completou. 

Assista ao trecho:

#Provoca: @srlm elogiou o auxílio emergencial e a criação do PIX em tempos de pandemia. Confira o trecho!

Doutor em Ciência da Computação, Silvio Meira é o coordenador do Instituto Nacional de Engenharia de Software, professor extraordinário da Cesar School, professor emérito do Centro de Informática da UFPE e cientista-chefe daThe Digital Strategy Company. Meira é fundador e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, professor titular aposentado do Centro de Informática da UFPE e foi professor associado da escola de Direito da FGV-RIO.

Veja a entrevista na íntegra:

Apresentado por Marcelo Tas, o #Provoca vai ao ar às terças, às 22h15, na TV Cultura, site e redes sociais da emissora, além do canal oficial do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina